2

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de UX no Canadá

Eleito um dos melhores países para se viver, o Canadá é destaque não apenas pela qualidade de vida, segurança e educação, mas também pelas excelentes oportunidades de estudar, se profissionalizar e construir uma carreira de sucesso até a imigração. 

Enquanto muitos países fecharam suas fronteiras durante a pandemia, o Canadá abriu novas frentes de trabalho e criou programas de imigração exclusivos voltados para suprir a demanda por profissionais de áreas como saúde, negócios, tecnologia, atendimento, serviços, entre outras que só crescem no país. 

Dentre as profissões com alta demanda, está a área de Tecnologia, que oferece excelentes oportunidades em vagas como Developer, Promgrammer, IT Project Management, UI, UX, entre outras,  e tem sido uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho canadense não só para profissionais que já atuam na área de tecnologia no Brasil, mas também para quem deseja ampliar a sua área de atuação e apostar nos estudos em uma profissão de demanda no Canadá.  

Para suprir a necessidade de novos profissionais, além de facilitar a entrada de novos imigrantes pelos programas de imigração para profissionais qualificados, o Canadá passou a investir fortemente em educação por meio dos Colleges, com cursos pensados e desenvolvidos justamente para formar novos profissionais e preencher essa lacuna. 

 

Por isso, investir em um College no país pode ser uma excelente porta de entrada para novos estudantes que querem se profissionalizar, trabalhar no país e traçar um plano de imigração por meio dos estudos. 

 

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE UX?

 

O Profissional que atua com Experiência de Usuário (UX), como o nome mesmo sugere, é o responsável por proporcionar uma boa experiência de uso dentro das plataformas digitais (Aplicativos, sites, redes sociais, programas, entre outras), para que o usuário tenha uma interação fácil e satisfatória.

O trabalho do profissional da área é fazer com o que usuário seja guiado de forma simples e intuitiva por meio de ações específicas, para que o usuário entenda o melhor caminho e forma de interação dentro da plataforma. Basicamente, seu papel é arquitetar a informação e os pontos de contato entre o app, site ou plataforma utilizada e o usuário, prestando atenção em todos os elementos que influenciam nas percepções, emoções e comportamentos. 


Apesar de ser uma área dentro de TI, a atuação do profissional de UX tem bastante impacto na área de Marketing e Vendas, já que uma experiência de navegação positiva pode resultar em mais vendas, por isso, no momento atual, em que vivemos um boom nos negócios online (e-commerces), tornou-se uma profissão de bastante demanda no Brasil e no mundo. 

QUAL A MÉDIA SALARIAL?

Outro ponto positivo para quem deseja atuar na área é a faixa salarial. Segundo um levantamento realizado pelo Job Bank CA, trabalhando em período integral, o profissional da área pode ganhar entre $ 4.395,20 a $6.932 CAD (mensais). 

QUEM PODE TRABALHAR COM UX, UI?

 

Apesar de não exigir uma formação específica, profissionais que atuam na área precisam dominar ferramentas como engenharia de software, teste de software, integração de sistemas, entre outros, por isso, os Colleges criaram programas específicos para preparar os alunos com todos os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuar como um profissional da área no mercado canadense.

Ao matricular-se em um College, além de ter uma autorização de trabalho de até 20 horas semanais durante o período de aulas – quando o aluno tem a chance de atuar e aprender com profissionais da área – os alunos sairão aptos a atuar como especialistas nas áreas globais de aquisição, produção, transporte, armazenamento e distribuição de produtos.

 

Durante o período de estudos, o aluno tem ainda o período de estágio obrigatório que vai prepará-lo para o mercado de trabalho. Em províncias como British Columbia, por exemplo, os  próprios Colleges fazem encaminhamento para vagas na área e a melhor parte é que, por lá, os estágios são remunerados e o mínimo por hora é de $15,65. 

IMIGRAÇÃO APÓS OS ESTUDOS

Assim como acontece no Brasil, no Canadá, a área de Tecnologia da Informação (TI), continua em constante crescimento. O boom do setor, a instalação de diversas empresas de tecnologia em Vancouver, que é também conhecida como Techcouver, aliados à alta demanda por profissionais qualificados, fez com que o país adotasse medidas para atrair novos profissionais, criando programas de imigração exclusivos para atrair novos profissionais.

Só este ano, mais de 6 mil convites foram emitidos para candidatos da área de tecnologia que desejam estabelecer residência na província por meio do programa provincial BC PNP Tech, que faz parte do British Columbia Provincial Nominee Program (BC PNP).

Com o convite, os candidatos já podem aplicar para uma nomeação provincial, um passo a mais em direção a tão sonhada Permanent Residence (Residência Permanente). Por isso, estudar em um College na área, aprender com profissionais canadenses que atuam na área e ter ainda autorização de trabalho legal no país são grandes diferenciais que vão potencializar as suas chances de imigração. Criado anteriormente como um programa piloto, o BC PNP Tech é agora um programa permanente voltado para profissionais da área de tecnologia que desejam trabalhar na província e conseguir a Residência Permanente (PR) no país. 

A grande vantagem de estudar em um College na área no Canadá é que você vai adquirir uma formação canadense, ter a oportunidade de atuar com profissionais na área e potencializar as suas chances de conseguir uma Job Offer, que é um dos pré-requisitos para realizar a sua aplicação.

Uma outra grande vantagem de aplicar para o BC PNP Tech é que, caso você atue em uma das 29 profissões na lista em demanda (como Web Designer, TI, Analista de Dados, Engenheiro Mecânico, Suporte Técnico de TI, entre outras), você “fura fila” em relação a candidatos de outras áreas e pode conseguir a sua residência mais rápido.

A sua experiência de trabalho do Brasil pode ser contabilizada no seu processo de imigração (desde que a oferta de trabalho esteja dentro do NOC). Para isso, é importante que a experiência de trabalho tenha sido de pelo menos 30h semanais.

Pelo fato da província necessitar de profissionais qualificados, os convites para aplicar para a Residência Permanente para o BC PNP são realizados semanalmente, ou seja, você pode conseguir a sua Residência Permanente muito mais rápido em comparação a outros programas de imigração.

Para aplicar para o BC PNP Tech você precisa:

– Oferta de trabalho de 1 ano (NOC 0, A ou B)

*Se a sua Job offer estiver dentro dos 29 NOCs, a sua oferta de trabalho não precisa ter período mínimo.

– 2 anos de experiência (pelo menos 30h semanais). A sua experiência de trabalho na área no Brasil conta como experiência.

– Comprovação financeira de que pode manter-se financeiramente no Canadá.

 

– Provar proficiência no inglês.

 

LEIA TAMBÉM

Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?