Fotos Blog Lions (44)

Como estudar em um College em Francês pode te ajudar a imigrar para o Canadá

O governo canadense tem estimulado fortemente a imigração francófona, reconhecendo os benefícios de ter uma população diversificada linguisticamente

Nos últimos anos, o Canadá tem se destacado como um dos destinos mais desejados por quem busca oportunidades de estudo e trabalho no exterior com a oportunidade de trilhar um caminho de imigração. Com um sistema de imigração bem estruturado e programas que atende aos diferentes perfis de imigrantes, o Canadá tem atraído cada vez mais brasileiros em busca de uma nova vida. Uma das formas de facilitar esse processo é estudar em um College em francês, o que pode aumentar significativamente suas chances de imigrar para o Canadá.

O Canadá valoriza profissionais bilíngues não apenas em áreas onde o francês é amplamente falado, como Quebec, mas em todo o país. Ter proficiência em francês pode aumentar significativamente sua pontuação nos programas provinciais de Quebec e no Express Entry, potencializando suas chances de receber um convite para se tornar residente permanente do Canadá.

O Canadá valoriza profissionais bilíngues não apenas em áreas onde o francês é amplamente falado, como Quebec, mas em todo o país, pois há uma alta demanda por falantes de francês em diversas profissões.

O conhecimento de francês é considerado um diferencial por muitas empresas canadenses, o que pode abrir portas para uma variedade de oportunidades de emprego, além de acelerar seu processo de imigração no país.

O Express Entry e a imigração francófona

Este ano, o Express Entry emitiu mais de 7 mil convites para candidatos que possuíam conhecimento da língua francesa

O Express Entry é a principal porta de entrada para a imigração no Canadá. Dentro desse sistema, os candidatos são avaliados em determinados critérios, e a proficiência no francês pode ser um fator determinante, aumentando as chances de receber um convite para se tornar um residente permanente.

O governo canadense tem estimulado fortemente a imigração francófona, reconhecendo os benefícios de ter uma população diversificada linguisticamente. Como medida de fortalecer as comunidades francófonas, o Canadá valoriza e encoraja falantes do francês para se estabelecerem no país, mantendo as tradições sociais e culturais da parte francesa do país. Este ano, o Express Entry emitiu mais de 7 mil convites para candidatos que possuíam conhecimento da língua francesa e estavam aguardando no “pool” para aplicar para a Residência Permanente. Esses convites foram para candidatos que alcançaram a pontuação mínima de 365 no Comprehensive Ranking System (CRS).

Oportunidades de imigração em Quebec

O Arrima é um sistema baseado em pontos, semelhante ao Express Entry usado pelo governo federal do Canadá

Assim como o Express Entry é o principal programa de imigração de nível federal em todo o Canadá, o Arrima é o sistema de imigração utilizado pela província de Quebec para selecionar candidatos para imigração permanente. 

O Arrima é um sistema baseado em pontos, semelhante ao Express Entry usado pelo governo federal do Canadá. Os candidatos interessados em imigrar para Quebec através do Arrima devem primeiro criar um perfil online no sistema e preencher informações sobre idade, educação, experiência profissional, habilidades linguísticas (francês e inglês), entre outros aspectos.

Com base nessas informações, os candidatos recebem uma pontuação no sistema de pontos do Arrima e o governo de Quebec realiza rodadas de convites, convidando os candidatos com as pontuações mais altas a se inscreverem para a imigração permanente em Quebec.

O Arrima também considera fatores adicionais, como ter uma oferta de emprego em Quebec, ter estudado ou trabalhado em Quebec, ter um cônjuge que já é residente permanente ou cidadão canadense, entre outros, o que pode aumentar a pontuação do candidato. É importante notar que o Arrima é apenas uma parte do processo de imigração para Quebec e que os candidatos também devem atender a outros requisitos, como os relacionados à saúde, segurança e admissibilidade geral para imigrar para o Canadá.

Quebec quer receber mais de 60 mil novos imigrantes nos próximos anos

Em 2023, a província recebeu mais de 64 mil novos imigrantes. Este ano, a província deseja receber 37,990

Segundo o Plano de Níveis de Imigração do Canadá para os anos de 2024-2026, a meta é receber cerca de 500 mil imigrantes por ano. Este ano, a expectativa é admitir 485 mil novos residentes permanentes. Em 2025 e 2026, a meta é que 500 mil novos imigrantes sejam admitidos a cada ano, demonstrando o compromisso do país em abrir as portas para profissionais qualificados de diferentes áreas.

A província de Quebec possui um acordo especial e é responsável pela admissão de seus imigrantes, sob o Canada-Quebec Accord, o que é um grande diferencial para quem deseja se estabelecer por lá. 

 

Em 2023, a província recebeu mais de 64 mil novos imigrantes. Este ano, a província deseja receber 37,990; em 2025 a previsão é de 34,500; e em 2026, mais 35,500 novos imigrantes. Portanto, se você deseja trilhar o seu caminho até a Residência Permanente no país, Quebec pode ser a sua oportunidade. 

Como trilhar o meu caminho de imigração no Canadá?

Basicamente, há duas formas de dar entrada no seu processo de imigração para o Canadá: uma aplicação para um programa de imigração diretamente do Brasil, ou ir para o país com visto de estudos e ter autorização de estudar e trabalhar de forma legal até construir um perfil e aplicar para imigração estando lá mesmo.

 

Aplicação direta do Brasil – Caso você já tenha o perfil, você pode escolher um dos mais de 50 programas de imigração (Federais ou Provinciais) e, por meio de uma empresa especializada, aplicar para o programa desejado. 

 

Aplicação no Canadá – Uma opção viável para quem ainda não tem o perfil, mas já quer ir para o Canadá para construir o seu perfil, é ir para o país com um visto temporário, geralmente um visto de estudante, tendo como objetivo estudar em um College ou Universidade para que você possa construir um perfil para aplicar para imigração.

Quais são as opções de imigração em Quebec? 

 

Outra vantagem de escolher Quebec como o seu destino é que você pode aplicar para um processo de imigração diretamente pelo próprio programa de imigração da província de Quebec, o Regular Skilled Worker Program.

Assim como no programa federal do Express Entry, o seu perfil será analisado e você vai somar pontos em diversos quesitos como educação, experiência de trabalho, provas de que poderá manter-se financeiramente por certo período por lá, proficiência no idioma, entre outros.

Além desse programa, existem ainda diversos caminhos que você pode seguir por meio dos estudos, como o PEQ Estudos, além do PEQ Trabalho e a possibilidade de uma Job Offer, que vai somar muitos pontos para que o candidato possa conquistar a Residência Permanente. 

Se você deseja estudar, trabalhar e trilhar um caminho de imigração no Canadá, agende a sua consultoria e vamos te ajudar a tornar o sonho do Canadá realidade

Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?