Fotos Blog Lions (2)

“O Canadá é um país lindo, estruturado e muito acolhedor”

Por Suzana Costa 

 

“Conhecer o Canadá foi uma experiência incrível. É um país lindo, seguro, estruturado e muito acolhedor. A meu ver, eles recebem muito bem todos os estudantes estrangeiros. Me senti em casa.

 

Eu decidi estudar fora porque queria muito ter essa experiência de vida. Foi o meu primeiro intercâmbio. Nunca tinha viajado sozinha e nunca tinha tido a oportunidade de fazer um curso em outro país. Conheço alguns amigos que fizeram intercâmbio e para eles foi uma das melhores experiências que eles tiveram, então decidi que também queria viver isso. Superar o medo de ir para um lugar longe e sozinha, aprimorar meu inglês e fazer amigos ao redor do mundo. 

 

Achei que seria ótimo tanto para o profissional por melhorar o meu inglês, mas muito melhor para o pessoal. É preciso ter coragem para ir morar fora, e estou orgulhosa de mim mesma de ter conseguido superar esse desafio.

 

A experiência de estar em outro país, de estudar e viver a cultura foi muito interessante. No primeiro momento, assusta um pouco porque de repente você se vê em um lugar bem diferente do seu país, da sua cidade, longe da sua família e amigos, onde todos falam outra língua etc., então passa pela cabeça: O que eu vim fazer aqui?!! hahaha

 

Mas em poucos dias, você começa a se adaptar cada vez mais a sua nova rotina, faz muitos amigos, começa a aprender mais sobre a língua e sobre a dinâmica do lugar em que você está vivendo. Você começa a se sentir em casa e tudo vai ficando mais fácil e proveitoso. É muito legal!

 

Eu já falava inglês quando eu decidi ir, então a minha adaptação foi fácil e muito boa, pois durante o intercâmbio eu tive contato com a língua todos os dias em praticamente todos os lugares. Quanto aos costumes locais e cultura, também acredito que não tive problemas. Na minha opinião, Toronto é uma cidade parecida com São Paulo em muitos aspectos, semelhantes lugares para ir (shoppings, parques, lanchonetes, bares etc.). Na realidade, acredito que Toronto é uma cidade bem mais calma que São Paulo, então foi fácil a adaptação. 

 

Difícil dizer o que mais gostei porque gostei de tudo, da cidade, da escola, dos amigos que conheci, dos lugares que visitei, de ter aprimorado o meu inglês e, por outro lado, também gostei muito de saber que superei os meus medos, que sou totalmente capaz de viajar sozinha e morar em um lugar totalmente diferente.

 

A troca cultural é muito legal, pois você conhece pessoas do mundo todo o tempo todo. O intercâmbio faz você conhecer pessoas todos os dias, sempre tem alguém chegando e alguém indo embora, é muito dinâmico. E com isso, muitas oportunidades surgem para você interagir com um grande número de pessoas diferentes diariamente.

 

Conheci muitas pessoas da Ásia, América do Sul, Europa. Fui em restaurantes mexicano, espanhol, japonês, italiano etc., e também levei alguns amigos para conhecer a nossa comida brasileira. Aprendemos a falar algumas palavras e expressões em outras línguas… aprendemos novas culturas, costumes…é muito legal!

 

A principal palavra que descreve essa minha experiência é a superação, eu superei muitos desafios, sei que sou independente e capaz de viajar e me virar sozinha, independente se é um lugar perto ou longe, que fala a minha língua ou não, de saber que tive maturidade para cuidar de mim mesma, das minhas finanças, da minha segurança e saúde enquanto estava lá. É uma sensação muito prazerosa saber que conseguimos realizar muito mais coisas do que pensamos. Para a minha vida profissional, é um baita diferencial no currículo e hoje em dia me sinto mais confortável e a vontade para me comunicar em inglês. 

 

Quando eu decidi fazer o intercâmbio, decidi que iria viver intensamente cada segundo. Eu só tinha dois meses e queria fazer valer a pena, então, nesse período eu aproveitei muito. Eu fui em todos os lugares que pude, estudei, viajei (fui para outras cidades no Canadá e até para os Estados Unidos), estava em praticamente todos os eventos proporcionados pela escola, diariamente tentava visitar um lugar diferente, interagir com o maior número de pessoas possíveis, pois meu objetivo era aprimorar a fala, então sabia que quanto mais participativa nos eventos eu estivesse, mais fácil seria desenvolver essa parte. Eu amei cada segundo, cada momento que vivi.

 

Se você não tem nada de inglês ainda, eu aconselho você a estudar e se desenvolver mais aqui no Brasil antes de viajar, acho que você vai aproveitar muito mais se já for capaz de se comunicar nem que seja o básico, se não, você pode se sentir muito limitado(a) e talvez não seja tão proveitoso quanto poderia ser.

 

É importante ter consciência que você estará sozinho(a) em outro país, mesmo com o contato de sua família, amigos, agência de intercâmbio, etc… então é preciso ter pelo menos um conhecimento mínimo do país que você vai para saber quais são as regras e costumes básicos, por exemplo: no Canadá você não pode beber bebida alcoólica na rua, você pode ser multado. 

 

Você precisa ter controle financeiro, cuidado com seus pertences pessoais, documentos, não confiar em todos que você conhecer etc, é necessário ter sabedoria para não virar uma experiência ruim para você;

 

Sei que muitas pessoas ficam apenas um mês, pois estão de férias do trabalho/escola etc.Mas, caso você tenha mais disponibilidade, aconselho você ficar pelo menos dois, três meses, ou mais. É uma ótima experiência independente do tempo, mas quanto mais você conseguir ficar, mais proveitoso será.

 

Principalmente em casos de primeiro intercâmbio, recomendo fortemente que você contrate uma agência de intercâmbio para te apoiar. Pois eles poderão te dar o suporte necessário a qualquer momento que você precisar e isso facilita muito a nossa vida tanto antes quanto depois do embarque.

 

Eu com certeza faria um novo intercâmbio e hoje sou eu a amiga que diz: o intercâmbio é uma das melhores experiências que você pode ter na vida, em todos os sentidos. Então faça, sim, supere seus medos, se programe e vá. 

 

Uma das coisas que mais me marcou foi a intensidade das relações. Fazer um novo amigo durante o intercâmbio foi muito mais fácil e rápido do que na “vida real”, nós conhecíamos novas pessoas todos os dias praticamente e quando conhecíamos uma nova pessoa, logo ela se tornava próxima. A sensação é que conhecíamos a pessoa há muitos anos, dada a proximidade que tínhamos em tão pouco tempo. Isso é muito engraçado e triste ao mesmo tempo, porque as pessoas chegam e vão embora o tempo todo, então é difícil ver um amigo seu indo embora. Porém, acredito que essa intensidade toda é o que torna essa experiência tão incrível. Foi uma experiência linda e inesquecível que estou muito feliz de ter vivido.”

 

Assim como a Suzana, você sempre sonhou em viver uma experiência tão transformadora como o intercâmbio?!

Para qual país você iria? Comenta aqui em qual fase de planejamento você está.

 

LEIA TAMBÉM:

Viva a primavera em Montreal: principais atividades para você curtir na cidade

Com a chegada da primavera depois de um longo inverno, Montreal se transforma em uma cidade vibrante e cheia de clores das flores que começam a surgir em diversas partes da cidade. E, além de muita natureza, a cidade dá espaço para diversos festivais e eventos e atividades para todas as idades, gostos e bolsos.

Se você está pensando em visitar, estudar ou até viver em Montreal, já salva esse Post porque separamos dicas incríveis para você curtir ao máximo a cidade.

Read More »

Como estudar em um College em Francês pode te ajudar a imigrar para o Canadá

Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o inglês quanto o francês. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá.

Read More »

Quebec: benefícios de estudar, trabalhar e imigrar para a província

Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o inglês quanto o francês. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá.

Read More »

Estudar e trabalhar no Canadá vai abrir muitas portas para a Residência Permanente

Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.

Read More »
Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?