Fotos Blog Lions (8)

Canadá planeja receber 465 mil imigrantes este ano, saiba quais são as suas oportunidades

Em 2022, o Canadá ultrapassou a meta recorde de novos residentes permanentes admitidos em um ano, e em 2023 a meta é ainda maior

Em 2022, o Canadá provou, mais uma vez, que está de portas abertas a novos imigrantes que desejam se estabelecer no país, sejam eles trabalhadores qualificados internacionais, refugiados ou estudantes internacionais que desejam se estudar, se profissionalizar e ter a oportunidade de trabalhar de forma legal para dar início a uma carreira no país.

Foram mais de 437 mil novos imigrantes, marca que ultrapassou a própria meta estabelecida no Plano de Níveis de Imigração, que era receber 431.645 pessoas pelos diversos programas de imigração vigentes no país. 

Atualmente, a população de imigrantes no país é de 23%, número que deve aumentar considerando o Plano de Níveis de Imigração 2023-2025, que prevê receber quase 500 mil novos residentes permanentes por ano, e você pode ser um deles. 

Lançado em novembro de 2022, o Plano de Níveis de Imigração 2023-2025 prevê receber mais de 1,45 milhão de novos imigrantes. Até 2036, espera-se que os imigrantes representem 36% da população canadense. Ou seja, se você está planejando estudar, trabalhar e trilhar um caminho de sucesso até a imigração, a hora é agora! O Canadá precisa de novos trabalhadores e você pode ser um deles! 

Por que o Canadá precisa de imigrantes?

Além de ser um país lindo, seguro, oferecer excelentes instituições de ensino, o Canadá é o queridinho dos imigrantes pela sua boa política de imigração, que vem batendo recordes a cada ano. 


O país vive uma escassez de mão de obra qualificada, resultado do envelhecimento da força de trabalho no país. Segundo uma análise do Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA), em 2022, mais de 70 mil pessoas se aposentaram, um salto de 32% em relação ao ano anterior. Até 2030, cerca de nove milhões de canadenses devem atingir a idade de aposentadoria.

E outro fator decisivo para a vinda de novos imigrantes é que o Canadá tem uma das taxas de natalidades mais baixas do mundo, 1,4 filhos por mulher. Ou seja, cerca de 75% do crescimento da população do país depende dos resultados da imigração. 

 

Atualmente, há quase um milhão de vagas de emprego em aberto no Canadá e o crescimento da força de trabalho do país é quase 100% dependente da imigração. Por isso, os planos de imigração são vitais para a economia canadense, e o fato de estudar, se profissionalizar e ter uma autorização legal de trabalho pode abrir muitas portas para um futuro processo de imigração.

 

O que esperar da imigração e como aproveitar as oportunidades?

Segundo dados e projeções do IRCC, 2023 tem tudo para ser mais um ano excelente para aqueles que desejam aplicar para imigração no Canadá. Com a previsão de receber 465 mil novos imigrantes e com as mudanças do NOC, que passou a ser chamado de TEER, resultou também na adição de 16 novas ocupações elegíveis, ampliando as chances para profissionais de outras áreas. 

 

Outra mudança que deve impactar positivamente os resultados da imigração no país foi a permissão de trabalho temporário para estudantes internacionais que já estão no país ou que já tinham aplicado para o visto de estudo/trabalho. Com as novas regras, que são válidas até dezembro deste ano, estudantes internacionais com autorização legal de trabalho poderão trabalhar em período integral. Antes das mudanças, o período máximo permitido era de até 20h semanais. 


Além de resolver a escassez de mão-de-obra qualificada, a mudança temporária terá impacto positivo na vida dos estudantes, que terão mais chances de conseguir uma Job Offer e dar continuidade ao plano de imigração no país. Por isso, chegar no Canadá com um visto de estudo e autorização de trabalho legal pode ser a porta de entrada para imigração para muitos estudantes internacionais. 

Por que trilhar um caminho de imigração por meio dos estudos?

Um estudo realizado pelo Statistics Canada revelou um aumento significativo no número de estudantes internacionais que chegaram ao país nos últimos anos. O estudo aponta ainda que o número de estudantes com a permissão de estudos pela primeira vez no Canadá continuou a aumentar nos últimos 10 anos – 10.300 para 64.700 entre 2008 e 2018. 

 

De janeiro a outubro de 2021, 97,5% dos graduados internacionais que solicitaram residência permanente no Canadá receberam permissão legal para permanecer e trabalhar no país, segundo dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), demonstrando um momento favorável a estudantes que querem estudar e aplicar para a permissão de trabalho após os estudos. 

 

Comparados a outros candidatos que também aguardavam para conseguir a Residência Permanente, a taxa de aprovação de estudantes internacionais que concluem os estudos em uma instituição de ensino canadense é bem superior.

 

O Canadá precisa de pessoas e os estudantes internacionais podem preencher essas demandas por profissionais em diversas frentes de trabalho que sofrem com a escassez de mão de obra, principalmente pelo fato dos cursos oferecidos pelos Colleges serem pensados para atender essas demandas.

 

Os números demonstram o quanto um diploma canadense e uma experiência de trabalho qualificada no país amplia as chances desses alunos, que podem aplicar para os diversos programas de imigração como o Express Entry ou os programas provinciais, como o  Provincial Nominee Program (PNP), que também estão entre os fluxos de imigração que favorecem candidatos com diploma canadense e experiência de trabalho.

 

Está esperando o que par tornar o seu sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá realidade?

Agende a sua consultoria gratuita e nós vamos te direcionar na melhor opção de cursos e College para você investir.

LEIA TAMBÉM:

Leia Também

Podcast Entre Leões

Orçamento Rápido!

Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?