Orçamento Rápido

Tudo o que você precisa saber sobre imigrar para o Canadá com a família

Sabemos que a decisão de migrar para outro país não é fácil, ainda mais quando você tem uma família e precisa pensar em cada detalhe: será que vai dar certo? Será que meus filhos vão se adaptar? Será que vamos conseguir nos manter financeiramente até conseguir uma colocação no mercado de trabalho? E como será a educação, saúde e bem-estar dos meus filhos? Essas são apenas algumas perguntas que devem estar se passando pela sua cabeça agora, afinal, é uma mudança e tanto! Mas você sabia que o Canadá valoriza muito as famílias que desejam aplicar para um programa de imigração e se estabelecer por lá?!

 

Se você tem o desejo de estabelecer residência legal no Canadá e está pesquisando há algum tempo, provavelmente já se deparou com informações de que tentar aplicar para imigração com a família é difícil ou até que o fato de você ter filhos pode dificultar ainda mais esse processo, mas você sabia que há planos de imigração para famílias e que você pode até aumentar a sua pontuação justamente pelo fato de estar indo com toda a família?!

 

Sim! Além de lindo, seguro e contar com excelentes instituições de ensino e oportunidades de trabalho, o Canadá investe muito em programas de imigração para atrair novos trabalhadores estrangeiros justamente para suprir a grande demanda por profissionais qualificados, e é claro que as famílias são incluídas nesse processo.

 

Só este ano, a meta é receber 341 mil novos imigrantes, que poderão aplicar para a Residência Permanente por meio de um programa de imigração (Federal ou Provincial). Os números fazem parte do novo Plano de Níveis de Imigração canadense, que entre 2021 e 2023 prevê receber mais de 1 milhão de novos imigrantes, ou seja, esse é o momento perfeito para você começar a se planejar e tirar esse sonho do papel!

 

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que há muitos caminhos e possibilidades para dar entrada em um processo de imigração. Praticamente todos os programas de imigração canadense permitem levar a família, alguns, inclusive, até aumentam a sua pontuação de acordo com a quantidade de membros da sua família, por isso, é muito importante conhecer todas as opções, traçar um plano e conseguir tornar esse desejo de imigrar para o Canadá realidade! 

QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?

Como falamos anteriormente, o Canadá oferece diversos programas de imigração que permitem a aplicação de todos os familiares, lembrando sempre que haverá um aplicante principal e os demais entram como dependentes. Ou seja, o aplicante principal é aquele que possui o perfil para o programa de imigração desejado, sendo o cônjuge e filhos dependentes no processo de visto e residência permanente. 

 

Antes de falarmos sobre as possibilidades, é importante deixar claro quem tem direito a entrar como dependente do aplicante, ou seja, é importante que você entenda quais familiares você pode levar com você para o Canadá: você (aplicante principal) + cônjuge (comprovado por casamento ou união estável de no mínimo 12 meses) + filhos (dependentes). Há sim a possibilidade de levar outros familiares como mãe ou pai por meio do Family Sponsorship, por exemplo, mas esse processo é feito apenas após conseguir a sua residência permanente.

 

Agora sim, as possibilidades! 

 

Basicamente, há duas formas de dar entrada no seu processo de imigração para o Canadá: uma aplicação para um programa de imigração diretamente do Brasil, ou ir para o país com visto de estudos e ter autorização de estudar e trabalhar de forma legal até construir um perfil e aplicar para imigração estando lá mesmo.

 

Aplicação direta do Brasil – Caso você já tenha o perfil, você pode escolher um dos mais de 50 programas de imigração (Federais ou Provinciais) e, por meio de uma empresa especializada, aplicar para o programa desejado. 

 

Aplicação no Canadá – Uma opção viável para quem ainda não tem o perfil, mas já quer ir para o Canadá e garantir o direito de levar o cônjuge e filhos, é ir para o país com um visto temporário, geralmente um visto de estudante, tendo como objetivo estudar em um College ou Universidade para que você possa construir um perfil para aplicar para imigração. Vamos te apresentar algumas opções abaixo:

COLLEGE PRIVADO

Ao matricular-se em um College privado em qualquer uma das províncias canadenses (exceto a província de Quebec), você terá automaticamente uma autorização de trabalho legal por até 20 horas semanais (meio período) enquanto estuda. É importante destacar que o seu cônjuge não pode trabalhar por esse período, mas a educação dos seus filhos será garantida, já que é regra do país oferecer educação gratuita para crianças acima de 5 anos.

 
COLLEGE PRIVADO EM QUEBEC

Entendemos que é complicado viajar para um país com a família e não poder trabalhar em período integral, por isso, estudar em College privado em uma província que ofereça os benefícios de um College Público pode fazer toda a diferença!

 

Uma alternativa para que não só você, mas também o seu cônjuge possa trabalhar, é estudar em um College Privado na província de Quebec. Nesse caso, pelo fato da província contar com regras e especificações diferentes, você trabalha por até 20 horas semanais na sua área e o seu cônjuge recebe uma autorização de trabalho aberta para trabalhar na área que desejar em período integral (até 40 horas semanais). Lembrando que os seus filhos também terão direito à educação (a partir de 5 anos). 

COLLEGE PÚBLICO/UNIVERSIDADE

Estudar em um College Público pode ser uma excelente opção também, mas é importante destacar que o investimento é maior, além do fato de que você precisa ter um nível de Inglês mais avançado. Ao matricular-se em um College Público, você e seu cônjuge podem trabalhar legalmente em período integral, independente da província, além de garantir educação gratuita aos filhos com idade a partir de 5 anos. 

 

O QUE EU PRECISO TER EM MENTE SOBRE
LEVAR A FAMÍLIA?

VISTO

Independente do programa que você vai aplicar, seja um programa de imigração direto (que você pode fazer com uma empresa especializada daqui do Brasil mesmo) ou até um programa de estudos, você vai precisar aplicar para o visto, que vai ser o seu documento de entrada e estadia no país, por isso, é extremamente importante fazer o seu processo de visto com uma empresa especializada, que vai analisar toda a sua documentação e potencializar as chances de aprovação.

 

Tanto você quanto os demais membros da família deverão aplicar para o visto, você como aplicante principal, e o cônjuge e filhos como dependentes. Dependendo do programa que você aplicar, o seu cônjuge já sai também com o visto de trabalho e os seus filhos já com visto de dependente, o que vai garantir acesso à educação gratuita, exceto se o filho (a) também estiver indo estudar por meio de um programa de intercâmbio.

 

Como aplicante principal, você precisa ter em mente que deve entregar todos os documentos necessários e deixar o mais completo possível pelo fato de você estar se responsabilizando financeiramente pelos demais. 

COMPROVAÇÃO FINANCEIRA

Essa é uma parte extremamente importante para o seu processo de visto. O valor vai depender da quantidade de membros da sua família e também da província que você deseja se estabelecer. Basicamente, você tem que provar ao governo que tem como se manter financeiramente pelo período de estudos (para quem vai estudar e aplicar para imigração no Canadá) ou pelo período que você vai levar para ingressar no mercado de trabalho (para quem aplicar para imigração diretamente do Brasil).

 

O valor depende de vários fatores, inclusive se o aplicante já possui uma oferta de trabalho, por isso, mais uma vez, é importante que você faça a sua aplicação com uma empresa especializada, que vai te auxiliar com todos os processos e documentos necessários. 

MORADIA

É muito comum que estudantes que vão para um curso de curta duração contratem acomodação em casa de família ou Residência Estudantil, e você tem essa opção também. Mas entendemos que ir com a família requer um pouco mais de privacidade, por isso, pensar no local onde você deseja morar e entender como funciona o processo de alugar uma casa ou apartamento no Canadá é muito importante, e essa busca deve ser iniciada antes mesmo do seu embarque para evitar qualquer dor de cabeça.

 

Existem diversos sites de buscas para encontrar um imóvel, e os preços variam de acordo com a província e região desejada, por isso, quanto antes você iniciar as suas pesquisas, melhor serão as suas chances de encontrar o imóvel perfeito a um preço que cabe no seu bolso.

 

Outro ponto importante é que você precisa estar com toda a sua documentação em mãos, além de possuir uma conta bancária canadense (que pode ser exigida em alguns casos). É importante ressaltar também que muitos locais exigem um depósito de segurança, que pode ser muitas vezes o valor de três a seis meses de aluguel. 

EDUCAÇÃO PARA OS FILHOS

Uma vez que você possui um visto de estudos válido, os seus filhos com idade a partir de 5 anos terão acesso à educação gratuita no Canadá. É muito importante ressaltar que a escola dos seus filhos será escolhida pelo governo, de acordo com o local onde você irá estabelecer residência, por isso, mais uma vez, é importante pesquisar bem e escolher o melhor local para viver, pois terá impacto direto na educação dos seus filhos.

 

Caso você tenha filhos menores de cinco anos, você tem ainda a opção de utilizar os serviços de creche pública ou ainda em uma instituição particular e solicitar reembolso no momento de pagar os impostos, que vai depender da província e cidade onde você vai morar. 

SAÚDE

Além de ser obrigatório para alunos que vão cursar um College e também para seus dependentes, sair do Brasil com o seguro viagem contratado é extremamente importante, afinal, diante de qualquer emergência médica, você e seus familiares estarão cobertos.

 

O período de seguro vai depender muito do seu programa, mas é importante destacar que algumas províncias como Quebec, por exemplo, oferecem serviços de saúde pública aos filhos de imigrantes (desde que comprovem que ficarão no país por um período superior a 6 meses) e até para o próprio estudante uma vez que ele dá entrada no PGWP ou consegue a Residência Permanente, por exemplo.

 

Um outro ponto importante sobre a saúde no Canadá é que depende de província para província e que, mesmo sendo um serviço de saúde gratuito, em algumas províncias você paga um valor anual para ter acesso ao atendimento médico, mas são geralmente valores acessíveis somente para estar registrado no órgão de saúde da província/cidade.

 

* É importante ressaltar que todas as informações citadas acima são informações de uma forma geral para todo o Canadá. Regras e especificações podem variar de acordo com a província. 

Deu para perceber que o Canadá é um país repleto de oportunidades não só para quem deseja estudar e se profissionalizar por lá, mas também para quem deseja estabelecer residência legal por meio de um processo de imigração, você não acha?


Se você está pesquisando sobre as possibilidades de ir para o Canadá estudar, trabalhar e proporcionar qualidade de vida aos seus familiares, é só comentar ‘eu quero’ ou nos enviar uma mensagem por meio das nossas redes sociais e um dos nossos consultores especialistas vai entrar em contato para te ajudar a entender melhor todas as suas opções e te ajudar a traçar um caminho até chegar no Canadá! 

LEIA TAMBÉM:

Tudo o que você precisa saber sobre imigrar para o Canadá com a família

Sabemos que a decisão de migrar para outro país não é fácil, ainda mais quando você tem uma família e precisa pensar em cada detalhe: será que vai dar certo? Será que meus filhos vão se adaptar? Será que vamos conseguir nos manter financeiramente até conseguir uma colocação no mercado de trabalho? E como será a educação, saúde e bem-estar dos meus filhos? Essas são apenas algumas perguntas que devem estar se passando pela sua cabeça agora, afinal, é uma mudança e tanto! Mas você sabia que o Canadá valoriza muito as famílias que desejam aplicar para um programa de imigração e se estabelecer por lá?!

Read More »

Entenda os caminhos e opções de imigração para Quebec

Educação de qualidade, segurança, saúde e qualidade de vida estão entre os principais motivos pelos quais o Canadá é um dos países mais procurados não só para quem deseja fazer um programa de idiomas ou um curso superior, mas também aplicar para um programa de imigração com a possibilidade de conseguir uma residência permanente. Se esse é o seu objetivo, temos dicas incríveis para te ajudar a tirar esse plano do papel, confira!

Read More »

“Eu sempre quis viajar o mundo e ter novas experiências, esse é o principal motivo de eu ter decidido estudar fora”

O intercâmbio tem contribuído muito não só para a minha vida pessoal, por estar vivendo um sonho e conhecendo lugares e pessoas incríveis, mas também na minha vida profissional. No momento, estou procurando trabalho aqui no Canadá, mas o curso já tem me ajudado muito no crescimento profissional, eu aprendi muito nesse tempo e sei que tenho muito a aprender.

Read More »

Brasil entra na lista para processo de visto acelerado para o Canadá, entenda como isso pode te beneficiar!

Se você está planejando realizar o seu College no Canadá e não vê a hora de embarcar, temos excelentes notícias! Na última sexta-feira, 9 de Julho, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) anunciou que o Brasil foi inserido na lista de países que podem aplicar para o Student Direct Stream (SDS), que nada mais é que um processo que acelera a autorização de entrada para estudar no país de forma mais rápida.

Read More »

Estude, trabalhe e trace um caminho de imigração no Canadá

Sabe aquele intercâmbio de longa duração que você vem planejando há tempos, mas nunca consegue tirar do papel porque não quer deixar o (a) seu (sua) parceiro (a) e filhos no Brasil enquanto estuda no Canadá?

E se disséssemos que você pode sim ir estudar no Canadá por um período e levar seu cônjuge e filhos? E mais, que seu cônjuge pode trabalhar em período integral enquanto você estuda e que, caso tenha filhos com idades entre 05 e 17 anos, eles terão educação gratuita no Canadá?

Read More »

Deixe seu Comentário

 [nps-computy]