Qualidade de vida, educação de ponta e excelente custo de vida estão entre os principais motivos que fazem do Canadá um dos melhores países para realizar um intercâmbio. Além de ser um país multicultural e oferecer oportunidades para quem busca aliar o aprendizado do idioma com uma experiência de trabalho, o país oferece ótimas opções para quem quer aplicar para um programa de imigração e estabelecer residência legal por lá.
Até 2025, a meta é receber cerca de 1,45 milhão de novos imigrantes por meio dos programas de imigração disponíveis. Portanto, se você pensa em trabalhar de forma legal e fazer do Canadá a sua casa, leia o post até o final e confira as nossas dicas para tornar esse sonho realidade. Apesar de contar com diferentes opções de programas de imigração, nem sempre é possível atender a todos os requisitos exigidos e fazer uma aplicação diretamente do Brasil, por isso, estudar em uma instituição de ensino reconhecida pelo governo e adquirir experiência de trabalho qualificada tem sido uma das formas mais práticas para quem deseja tornar esse sonho de migrar realidade, principalmente porque algumas áreas possuem alta demanda por profissionais e contam com programas de imigração específicos.
Entenda o seu perfil
O Canadá conta com diversos programas de imigração, são mais de 80 processos de imigração, que vão desde os programas federais, que abrangem todo o Canadá, até os programas provinciais, que são de regiões específicas. Alguns programas vão exigir mais experiência e mais inglês, outros, vão pedir exatamente o contrário. Por isso, o mais importante que você tem que ter em mente quando pensar em imigração para o Canadá é o que você tem a oferecer e em qual programa você vai conseguir maior pontuação com o que já tem e também trabalhar na melhora do seu perfil para conseguir a pontuação ideal. É comum que muitas pessoas não tenham perfil para aplicar diretamente para um programa de imigração, por isso, você tem a opção de traçar esse caminho por meio dos estudos. Você faz um intercâmbio de estudo e trabalho por meio de um programa em um College, se profissionaliza em alguma área de demanda no país e pode trabalhar no para adquirir experiência de trabalho e começar a trilhar o seu caminho.
Quais são as minhas opções?
O Canadá conta com dois tipos de Colleges: os privados e o públicos. Diferentemente de como acontece aqui no Brasil, em que apenas as instituições de ensino privadas são pagas, no Canadá, tanto os Colleges Privados quanto os públicos são pagos, a diferença está no investimento, já que Colleges Privados geralmente oferecem preços mais acessíveis em relação aos Colleges públicos.
Os cursos em Colleges são equivalentes aos nossos cursos profissionalizantes aqui do Brasil, ou seja, eles capacitam o aluno em determinadas áreas como Business, Tecnologia da Informação, Hospitalidade e Turismo, Vendas, Marketing, entre outras áreas que estão em alta no Canadá. Além da instituição de ensino e do curso que você deseja realizar, há alguns pontos que você precisa entender, afinal, eles são fatores importantes para considerar no momento de escolher o seu programa, cidade e instituição de ensino no país.
Outro ponto que você tem que considerar são os seus objetivos: você pretende ficar no país trabalhando por mais um período após concluir o curso? Vai levar cônjuge e filhos? Pretende aplicar para um processo de imigração no futuro? Pense em tudo isso, pois dependendo do College que escolher, você pode ou não ter esses benefícios.
Você pode estudar em um College Público ou Privado:
College Público
Ao estudar em um College Público, você soma pontos no quesito educação pelo fato de comprovar que estudou em um College elegível no país, e também por possuir um grau de escolaridade maior.
Autorização de trabalho – Após a conclusão de um curso em um College Público, você pode solicitar o PGWP – Post Graduation Work Permit (que é um visto de trabalho que te permite trabalhar por até mais 3 anos no país após concluir o seu curso).
Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College Público pode te ajudar a pontuar mais em dois requisitos: educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo período de trabalho durante o PGWP.
College Privado
O College Privado oferece cursos profissionalizantes em determinadas áreas, geralmente áreas que necessitam de mão de obra no país, com isso, você tem a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência na sua área de estudos.
A grande vantagem de optar por iniciar o caminho de imigração por meio de um College privado é que eles não exigem um nível tão elevado do idioma e o investimento é bem menor se comparado a um College Público.
Autorização de trabalho – Apesar dos Colleges Privados não oferecerem PGWP (exceto em exceções, dependendo da província e instituição), você conta com a vantagem de realizar um estágio na sua área de estudos. Geralmente, os estágios são espelhados no período de curso e você pode ter até 1 ano de período de estágio, quando poderá trabalhar em período integral e ainda potencializar as suas chances de conseguir uma Job Offer.
Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College privado pode ser uma porta de entrada pelo fato de você ter estudado em uma instituição de ensino reconhecida no país. Durante o seu período de estágio, você potencializa as suas chances de imigração e, dependendo da área, pode acelerar o processo de imigração por meio de programas específicos.
Por que trilhar um caminho de imigração por meio dos estudos?
Um estudo realizado pelo Statistics Canada revelou um aumento significativo no número de estudantes internacionais que chegaram ao país nos últimos anos. O estudo aponta ainda que o número de estudantes com a permissão de estudos pela primeira vez no Canadá continuou a aumentar nos últimos 10 anos – 10.300 para 64.700 entre 2008 e 2018.
Em 2021, mais de 157 mil estudantes internacionais conseguiram a Residência Permanente após os estudos. Em 2022, foram quase 95 mil, o segundo maior recorde de todos os tempos.
Comparados a outros candidatos que também aguardavam para conseguir a Residência Permanente, a taxa de aprovação de estudantes internacionais que concluem os estudos em uma instituição de ensino canadense é bem superior.
O Canadá precisa de pessoas e os estudantes internacionais podem preencher essas demandas por profissionais em diversas frentes de trabalho que sofrem com a escassez de mão de obra, principalmente pelo fato dos cursos oferecidos pelos Colleges serem pensados para atender essas demandas.
Os números demonstram o quanto um diploma canadense e uma experiência de trabalho qualificada no país amplia as chances desses alunos, que podem aplicar para os diversos programas de imigração como o Express Entry ou os programas provinciais, como o Provincial Nominee Program (PNP), que também estão entre os fluxos de imigração que favorecem candidatos com diploma canadense e experiência de trabalho.
Por que o Canadá precisa de imigrantes?
Além de ser um país lindo, seguro, oferecer excelentes instituições de ensino, o Canadá é o queridinho dos imigrantes pela sua boa política de imigração, que vem batendo recordes a cada ano. O país vive uma escassez de mão de obra qualificada, resultado do envelhecimento da força de trabalho no país. Segundo uma análise do Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA), em 2022, mais de 70 mil pessoas se aposentaram, um salto de 32% em relação ao ano anterior. Até 2030, cerca de nove milhões de canadenses devem atingir a idade de aposentadoria.
E outro fator decisivo para a vinda de novos imigrantes é que o Canadá tem uma das taxas de natalidades mais baixas do mundo, 1,4 filhos por mulher. Ou seja, cerca de 75% do crescimento da população do país depende dos resultados da imigração.
Atualmente, há quase um milhão de vagas de emprego em aberto no Canadá e o crescimento da força de trabalho do país é quase 100% dependente da imigração. Por isso, os planos de imigração são vitais para a economia canadense, e o fato de estudar, se profissionalizar e ter uma autorização legal de trabalho pode abrir muitas portas para um futuro processo de imigração.
Está esperando o que par tornar o seu sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá realidade?
LEIA TAMBÉM:
4 países com excelente custo-benefício para você realizar o seu intercâmbio
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Por que investir em um intercâmbio pode ser o melhor passo da sua carreira?
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Planos de Imigração do Canadá: o que esperar para os próximos anos?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.
Estudar e trabalhar no Canadá: colleges em áreas de demanda podem transformar a sua carreira
Além de oferecer uma educação de qualidade, os Colleges no Canadá são projetados para atender às demandas do mercado de trabalho, o que aumenta a empregabilidade dos alunos. Esses cursos são ideais para quem deseja adquirir habilidades específicas e começar a trabalhar rapidamente, especialmente em setores que estão em alta demanda no país.
Canadá é classificado como o 4° melhor país do mundo
O país se destacou em áreas como qualidade de vida, empreendedorismo, propósito social e agilidade, o que contribuiu para sua alta colocação.
Como estudar e trabalhar no Canadá pode ser a chave para a sua imigração
Estudar em áreas de alta demanda aumenta suas chances de conseguir uma Job Offer e trilhar um caminho de sucesso até a Residência Permanente.