Orçamento Rápido

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense

Fazer um curso superior no Canadá é o sonho de muitos brasileiros e, se você está lendo esse Post, provavelmente é o seu também! Sabemos que esse é um assunto que causa muitas dúvidas, afinal, entre Colleges públicos e privados, qual a melhor opção?

 

Os Colleges são instituições de ensino superior que oferecem cursos de nível técnico e programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas, principalmente áreas de demanda na província onde estão instalados. Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida (na maioria das instituições é 18 anos), e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.

 

O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Os Colleges Públicos exigem que o aluno tenha um nível mais avançado do idioma, já que são focados em cursos mais específicos e que exigem um vocabulário técnico.

 

Os Colleges Privados também oferecem cursos de nível superior (Diplomas e cerificados), o que muda é o nível de Inglês. Por oferecer cursos voltados a áreas mais técnicas “hands on”, que preparam o aluno para que ele entre em uma empresa canadense, o nível não precisa ser tão avançado, na maioria das instituições, é aceito o Intermediário (classificado entre B1 e B2).

COMO COMPROVAR O NÍVEL DO IDIOMA?

 

Para ter certeza que o aluno estará apto a acompanhar as aulas e fará bom aproveitamento do conteúdo disponibilizado, além de comunicar-se efetivamente no mercado de trabalho, os Colleges utilizam testes de proficiência oficiais que levam em consideração o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CERF), parâmetro internacional que classifica os conhecimentos em A1 e A2 (Básico); B1 e B2 (Intermediário) e C1 e C2 (Avançado).

 

Caso seja um College Público, você pode apresentar um teste de proficiência como IELTS, TOEFL, DELF ou ainda realizar o teste no próprio College, se a instituição oferecer a opção.

 

O International English Language Testing System (IELTS) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) são os testes de proficiência em inglês mais utilizados no mundo por diversas instituições. Com validade de dois anos, os testes são pagos e aplicados em locais específicos (no Brasil ou no exterior). 

 

O Diplôme d’études en langue française (DELF) é o exame que vai avaliar os conhecimentos de alunos que farão um curso em francês. Reconhecido em todo o mundo, assim como os testes em inglês, ele avalia as 4 habilidades do idioma. 

 

A vantagem do College Privado, é que, além de ter opção de apresentar testes de proficiência oficiais, o aluno pode realizar o teste gratuito  (online) do próprio College. 

COMO FUNCIONAM OS TESTES DE PROFICIÊNCIA DOS COLLEGES?

De uma forma geral, os testes aplicados nos Colleges vão avaliar as suas habilidades do idioma (Reading, Writing, Listening e Speaking) para determinar o seu nível de Inglês e o melhor plano de estudos de acordo com o seu resultado. 

 

Os testes são feitos de forma online, você precisa apenas de um computador com câmera, microfone e uma boa conexão com a internet. É importante ter em mente que os testes têm um período máximo para realização, por isso, calcule muito bem o tempo de cada questão.

 

Além dos exercícios de gramática, interpretação de texto e redação, você deverá permitir o acesso à sua câmera e microfone para fazer a parte do listening e speaking. Dependendo do teste, você deverá gravar um vídeo para que a sua fala e desenvoltura ao comunicar-se no idioma sejam avaliados. Outros Colleges podem agendar uma entrevista online com um representante e, por meio de um bate-papo, testar as habilidades de speaking e listening. 

POSSO REFAZER O TESTE?

Caso você não atinja o nível exigido no teste, você poderá refazê-lo quantas vezes for necessário antes do seu embarque (respeitando o intervalo mínimo entre um e outro), de acordo com a regra de cada College.  

 

É importante ressaltar que até oito meses antes do seu embarque você deverá estar com o resultado do seu teste em mãos para que você tenha tempo hábil para aplicar para o seu visto. 

O QUE FAZER CASO EU NÃO ATINJA O NÍVEL EXIGIDO?

 

É muito comum que alguns alunos ainda não tenham o nível de inglês/francês exigido, mas o que muitos Colleges fazem é matricular o aluno com uma carta condicional, ou seja, o aluno realiza a matrícula em um processo atrelado ao Pathway, que é um curso preparatório voltado para alunos que querem ingressar em um College, mas ainda não possuem o nível. 

QUEM PODE FAZER UM PATHWAY?

Desenvolvido para alunos que possuem algum nível de inglês, mas ainda não suficiente para entrar no College, o Pathway é um preparatório para a vida acadêmica. Além de aperfeiçoar o idioma (vocabulário acadêmico), você vai aprender a escrever redações de acordo com os padrões canadenses, fazer apresentações orais e se preparar para a vivência acadêmica. 

 

Para cursar o Pathway é necessário ter certo nível de Inglês (que depende de cada instituição). O tempo de duração vai depender muito do nível de cada aluno e da sua progressão ao longo do programa, mas é importante ressaltar que o aluno passa por um teste e consegue montar um cronograma de estudos com base no nível atual até o que ele deseja atingir. 

EXISTEM DUAS FORMAS DE FAZER O PATHWAY:

PATHWAY ONLINE: Caso o aluno opte por fazer o programa online, o embarque deve ser prorrogado até que o nível seja alcançado e, ao embarcar, ele já ingressa diretamente no College.

PATHWAY PRESENCIAL: O aluno pode embarcar para o Canadá com uma carta condicional (que comprova que, por ainda não ter o nível exigido pelo College, irá cursar um período de Pathway e, ao atingir o nível, dar início aos estudos no College). 

CURSO DE IDIOMAS

Dependendo do planejamento, alguns alunos optam por prorrogar o embarque e estudar o idioma do Brasil. Há ainda a opção de matricular-se em um curso de idiomas no Canadá e, ao atingir o nível, entrar no programa do College.

NÓS TE AJUDAMOS COM A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ!

Existem diversos caminhos para alunos que ainda não possuem o nível de idioma para entrar no College, e os nossos Conselheiros Educacionais podem te ajudar com tudo! 

 

O primeiro passo é fazer o Teste de Inglês Lions Intercâmbio (que é online e gratuito). Após isso, nós podemos te ajudar a traçar o melhor caminho até conseguir realizar o seu College no Canadá!

 

Se você tem interesse em realizar o nosso teste e dar início ao seu plano de estudar em um College canadense, é só comentar SIM e nós vamos te ajudar com tudo! 

LEIA TAMBÉM

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense

Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.

O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Confira a matéria completa e saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o seu teste!

Read More »

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá 

Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

Read More »