Estabelecer residência permanente de forma legal no Canadá é o sonho de muitos brasileiros, afinal, quem não quer viver em um país que é referência em qualidade de vida e segurança e que oferece ainda inúmeras possibilidades para quem quer fazer do país sua casa?
As opções e os caminhos para imigrar são muitos, são mais de 50 processos de imigração, que vão desde os Programas Federais, que abrangem todo o Canadá, até os Programas Provinciais, que contam com regras específicas de cada uma de suas províncias.
No Post de hoje, vamos falar sobre o Express Entry, que é um programa de nível federal, e um dos programas mais procurados para quem deseja aplicar para um processo de imigração por meio de uma habilidade específica. Basicamente, você precisa provar que é formado e possui experiência profissional na área para qual vai aplicar e que poderá se estabelecer no país para trabalhar nessa área.
COMO FUNCIONA O EXPRESS ENTRY?
O Express Entry é um sistema usado pelo governo canadense para gerenciar pedidos de residência permanente no Canadá, que utiliza um sistema de pontuação dos applications para os programas federais Skilled Worker, Skilled Trades e Canadian Experience, além de ser válido para os alguns programas provinciais também.
O primeiro passo para saber se você é elegível para o Express Entry, é responder um questionário que vai analisar alguns dos requisitos como idade, grau de escolaridade, experiência profissional, nível de Inglês, entre outros.
Esses quesitos somam pontos, e, caso você atinja a pontuação mínima de 67 pontos de um total de 100, você pode dar entrada na sua aplicação e deixar o seu application ativo no sistema.
EM QUAL DOS 3 TIPOS DE EXPRESS ENTRY EU ME ENCAIXO?
Federal Skilled Worker O Federal Skilled Worker é um programa de imigração federal voltado a profissionais qualificados, aqueles que exigem funções de gerência ou trabalhos que exigem um diploma ou conhecimentos técnicos.
O que eu preciso para aplicar para o Federal Skilled Worker?
– Experiência profissional qualificada – pelo menos 1 ano contínuo em período integral (equivalente a pelo menos 30 horas de trabalho por semana no Brasil ou no Canadá, sob o Noc 0, A ou B*).
– Nível de idioma – mínimo CLB 7 para Inglês e/ou NCLC 7 para Francês
– Escolaridade – É exigido apenas o ensino médio, porém, os candidatos que possuem uma escolaridade mais alta pontuam mais, lembrando que essa formação pode ser no Canadá ou no Brasil, porém, se for no Brasil, você deverá comprovar a equivalência através do ECA.
Federal Skilled Trades
O Federal Skilled Trades funciona mais ou menos como o Federal Skilled Worker que falamos anteriormente, a diferença é que é focado em profissões mais técnicas e tecnológicas e você tem que ter uma oferta de trabalho válida de um empregador canadense .
O que eu preciso para aplicar para o Federal Skilled Trades?
- Experiência profissional qualificada - pelo menos 2 anos contínuos em tempo integral ou equivalente no Brasil ou no Canadá nos últimos 5 anos à sua aplicação - NOC grupo 72, 73, 82, 92, 632 e 633.
- Nível de idioma - CLB 5 para Speaking e Listening / CLB 4 para Reading e Writing (Provas em Inglês) e NCLC 5 para Speaking e Listening / NCLC 4 para Reading e Writing (Provas em Francês)
- Escolaridade - Não é obrigado, porém, os candidatos que possuem maior escolaridade pontuam mais
Canadian Experience
Esse já é um programa voltado aos profissionais que já possuem experiência de trabalho qualificada no Canadá. Ou seja, voltado a pessoas que já trabalharam de forma legal em sua área no Canadá.
O que eu preciso para aplicar para o Canadian Experience?
- Experiência profissional qualificada - pelo menos 1 ano contínuo em tempo integral no Canadá nos últimos 3 anos à sua aplicação - NOC 0, A ou B.
- Nível de idioma - CLB 7 para NOC 0 ou A ou CLB 5 para NOC B (Provas em Inglês) e NCLC 7 para NOC 0 ou A ou NCLC 5 para NOC B (Provas em Francês)
- Escolaridade - Não é obrigado, porém, os candidatos que possuem maior escolaridade pontuam mais
Além dos requisitos citados acima para os três programas, existem ainda alguns fatores que podem te ajudar bastante na sua pontuação, que são: idade, uma oferta de emprego de um empregador canadense, a sua adaptabilidade ao país e a comprovação de que você tem condições financeiras de permanecer no país até dar início às suas atividades profissionais.
TENHO O PERFIL, COMO POSSO APLICAR?
Para aplicar para o Express Entry, você deverá completar um application online incluindo os seus dados pessoais e profissionais, além das suas habilidades e experiências na área em que você está aplicando.
Após isso, você será encaminhado (a) para o que o governo canadense chama de “Pool”, uma espécie de piscina onde o seu perfil aguarda para ser chamado junto ao perfil de todos os outros candidatos.
As suas características, habilidades e experiências fazem parte de uma grade de pontos. Quanto mais pontos, maiores serão as suas chances de atingir a nota de corte para receber o convite, que é enviado a cada duas semanas para todos os candidatos que atingem a nota mínima exigida.
A pontuação para os três programas do Express Entry pode chegar a 1.200, porém, a média de corte pode variar de acordo com os interesses do governo canadense e podem mudar de acordo com o período em que você vai aplicar.
AINDA NÃO TENHO PERFIL, O QUE EU POSSO FAZER?
Você pode estudar em um College Público
Se você não se enquadra em nenhum programa de imigração para aplicação direta pelo Express Entry, você tem ainda a opção de traçar um plano de imigração por meio dos estudos.
Para quem não tem nível de Inglês mínimo necessário ou não tem experiência de trabalho no país, estudar em um College Público é um caminho: ao estudar em um College Público, você soma pontos no quesito educação pelo fato de comprovar que estudou em um College elegível no país, e também por possuir um grau de escolaridade maior.
Além disso, você pode somar pontos na experiência de trabalho, já que você pode aplicar para um Post Graduation Work Permit (PGWP) – uma permissão de trabalho para pessoas que concluírem um curso superior de pelo menos 8 meses no país.
Há também a oportunidade de conseguir uma LMIA, caso você receba uma oferta de trabalho e aplique para um visto vinculado à empresa, que pode te render muitos pontos no processo de imigração.
Você tem ainda a opção de estudar em um College Privado
O College Privado oferece cursos profissionalizantes em determinadas áreas, geralmente áreas que necessitam de mão de obra no país, com isso, você tem a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência na sua área de estudos.
A grande vantagem de optar por iniciar o caminho de imigração por meio de um college privado é que eles não exigem um nível tão elevado do idioma e o investimento é bem menor se comparado a um College Público, além disso, dependendo do college, você ainda tem a opção de parcelar o seu programa e ir pagando até a data do seu embarque, ou seja, você embarca com o seu programa totalmente quitado.
Apesar de não oferecer o PGWP, estudar em um College Privado pode te ajudar no processo de imigração pelo fato de você ter a oportunidade de melhorar o nível do idioma e também ter morado no país, somando pontos no quesito do idioma e da adaptabilidade, para depois sim entrar em um College Público e continuar a sua caminhada para fazer do Canadá a sua casa.
Quer saber se você tem perfil para os nossos programas em Colleges Públicos e Privados? Nós podemos te ajudar com tudo! Agende a sua consultoria e tire todas as suas dúvidas com um de nossos consultores!