2

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de Supply Chain no Canadá

Eleito um dos melhores países para se viver, o Canadá é destaque não apenas pela qualidade de vida, segurança e educação, mas também pelas excelentes oportunidades de estudar, se profissionalizar e construir uma carreira de sucesso. 

 

Enquanto muitos países fecharam suas fronteiras durante a pandemia, o Canadá abriu novas frentes de trabalho e criou programas de imigração exclusivos voltados para suprir a demanda por profissionais de áreas como saúde, negócios, atendimento serviços, entre outras que só crescem no país. 

 

Dentre as profissões com alta demanda, está a área de Supply Chain (Cadeia de Abastecimento Global), responsável pelo armazenamento e distribuição de produtos pelo aéreo, marítimo e terrestre. Em Ontario e Quebec, pela sua posição como centros internacionais de transporte e logística, a necessidade de trabalhadores na área de logística é ainda maior que nas demais províncias do país. 

 

Para suprir a necessidade de novos profissionais, além de facilitar a entrada de novos imigrantes pelos programas de imigração para profissionais qualificados, o Canadá passou a investir fortemente em educação por meio dos Colleges, com cursos pensados e desenvolvidos justamente para formar novos profissionais e preencher essa lacuna. 

 

Por isso, investir em um College no país pode ser uma excelente porta de entrada para novos estudantes que querem se profissionalizar, trabalhar no país e traçar um plano de imigração por meio dos estudos. 

 

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DE SUPPLY CHAIN?

A área de Supply Chain é responsável por controlar todos os processos de compra de mercadoria, estoque, gerenciamento de pedidos, até a parte de logística, ou seja, como um gerente de compras, que atua como especialista global de aquisição, produção, transporte e armazenamento de produtos. 

Pela ampla variedade de atuação, os profissionais da área podem trabalhar em diferentes áreas como Gerente de contratos; Gerente de compras de alimentos; Gerente, contratos de compras; Gerente de Materiais, Diretor de Compras; Gerente de Logística da Cadeia de Suprimentos e Diretor de Compras.

QUAL A MÉDIA SALARIAL?

 

Um outro ponto positivo para quem deseja atuar na área é a faixa salarial, que Além de oferece uma ampla área de atuação, a área de Supply Chain oferece excelente remuneração. Segundo um levantamento realizado pelo Job Bank CA, trabalhando em período integral, o profissional da área pode ganhar entre $65 a $90 (mil) CAD ao ano. Para profissionais que já possuem experiência e ocupam cargos mais avançados, a média salarial fica entre $ 70 mil e $ 190 mil ao ano. 

QUEM PODE TRABALHAR NA ÁREA?

NOC: 0113 – Purchasing managers – Gerente da cadeia de suprimentos
É uma profissão regulamentada? Não 

 

Apesar de ser uma área relativamente nova, Supply Chain é uma excelente opção não só para profissionais da área de negócios que atuam com comércio exterior ou engenharia de produção, mas também para aqueles que desejam entrar e se profissionalizar em uma área promissora. 

 

O mercado exige conhecimentos técnicos da área, que podem ser adquiridos por meio de cursos em Colleges, que ensinam o profissional a atuar em áreas como gerenciamento, gestão de estoque, gestão de armazém, aquisições, distribuição internacional e tecnologia da informação, que é bastante utilizada na área visando garantir que os alunos desenvolvam todas as habilidades e conhecimentos necessários para se inserir e atuar na área. 

 

Ao matricular-se em um College, além de ter uma autorização de trabalho de até 20 horas semanais durante o período de aulas, quando o aluno tem a chance de atuar e aprender com profissionais da área, assim, ao concluir o curso, estão aptos a atuar como especialistas nas áreas globais de aquisição, produção, transporte, armazenamento e distribuição de produtos.


Ao concluir os estudos no College, dependendo da província e College, os alunos têm a oportunidade de aplicar para um Post Graduation Work Permit (PGWP), que é uma autorização de trabalho concedida a estudantes internacionais após estudar um College autorizado no Canadá.  Com essa autorização, os alunos podem trabalhar em período integral por mais alguns anos no país, o que potencializa as chances de aplicar para um dos programas de imigração oferecidos  nas diferentes províncias, com destaque para Quebec, que necessita de profissionais qualificados.

MERCADO DE TRABALHO

Segundo a Pesquisa Anual de 2019 do Canadian Supply Chain Professional, além de oferecer excelentes salários, as oportunidades de trabalho vem crescendo em todo o país. A estimativa é que a demanda e a oferta de mão de obra estejam alinhadas no período de 2019-2028 em todo o país. Durante esse período, as novas vagas de emprego (que surgirão diante da demanda de expansão e reposição), devem somar 9 mil (para cargos como gerentes de compras e gerentes seniores em áreas como saúde, educação, serviços sociais, comunitários e organizações associativas.

IMIGRAÇÃO APÓS OS ESTUDOS

Ao concluir os estudos em um College, as opções de imigração são muitas! Além de optar por aplicar para imigração em Quebec, por meio dos programas provinciais, você tem ainda a oportunidade de aplicar para um programa de imigração pelo Express Entry, caso opte por realizar o seu PGWP em outra província.

 

E o momento é oportuno, afinal, o Canadá tem excelentes planos de imigração para a Recuperação econômica do país.  O Plano de Níveis de Imigração 2022 – 2024 prevê receber (só este ano) 432 mil novos imigrantes. Nos próximos três anos, o país terá como alvo receber  431.645 residentes permanentes em 2022, 447.055 residentes permanentes em 2023 e 451.000 residentes permanentes em 2024. 

LEIA TAMBÉM

Como estudar em um College em Francês pode te ajudar a imigrar para o Canadá

Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o inglês quanto o francês. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá.

Read More »

Quebec: benefícios de estudar, trabalhar e imigrar para a província

Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o inglês quanto o francês. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá.

Read More »

Estudar e trabalhar no Canadá vai abrir muitas portas para a Residência Permanente

Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.

Read More »
Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?