Orçamento Rápido

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá 

Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

 

Os Colleges canadenses investiram fortemente em programas de formação na área da saúde não só para quem já tinha formação em seu país de origem, mas também para quem deseja mudar de área e apostar em uma carreira promissora no mundo.

 

Um estudo realizado pelo Job Bank CA apontou que, até 2028, o país ainda sofrerá as consequências da falta de profissionais Para enfermeiras registradas, no período de 2019 – 2028, espera-se que novas vagas de emprego (decorrentes da demanda de expansão e demanda de substituição) totalizem 191.100, para apenas 154.600 novos candidatos às vagas.  Daí, investir em um College no país pode ser uma excelente porta de entrada para novos estudantes que querem se profissionalizar, trabalhar e traçar um plano de imigração por meio dos estudos e de uma das áreas que mais contatam em todo o Canadá. 

SOBRE A PROFISSÃO DE ENFERMAGEM NO CANADÁ

 

Responsável por prestar cuidados de enfermagem diretos aos pacientes, os profissionais de enfermagem são divididos em Registered Nurse (que exige uma formação universitária) e Licensed Practical Nurse (que exige uma formação técnica). Pela ampla área de atuação, tanto o Registered Nurse quanto o Registered Practical Nurse podem atuar em hospitais, asilos, instalações de cuidados prolongados, centros de reabilitação, consultórios médicos, clínicas, além de organizações públicas e privadas. 

QUEM PODE ATUAR COMO ENFERMEIRO NO CANADÁ?

É importante destacar que, assim como no Brasil, será necessário que o profissional tenha uma autorização. Quem já é enfermeiro no Brasil e deseja atuar na área no Canadá, precisa se registrar e atender alguns critérios para obter as credenciais.

O processo de regulamentação vai depender de cada província, que vai exigir provas e testes específicos para provar se o candidato está apto a desempenhar a função.

O Canadá conta com dois órgãos regulamentadores: Canadian Nurses Association (CNA) e National Nursing Assessment Service (NNAS) — para províncias em inglês. Ambos, são responsáveis em receber o diploma e dar início a validação, que será concluída pela província onde o candidato deseja atuar, quando será decidido se ele é elegível para exercer a função.


O profissional deverá realizar o Canadian Practical Nurse Registration Exam (CPNRE), que vai verificar se o profissional tem todos os conhecimentos necessários para atuar no país. Além de ter que comprovar proficiência no idioma (inglês, francês ou nos dois idiomas, dependendo da província).

Áreas de atuação Registered Nurse (NOC 3012) 

  • Enfermeiro de emergência;
  • Enfermeiro de saúde Pública;
  • Enfermeiro de saúde comunitária; 
  • Enfermeiro de cuidados intensivos;
  • Enfermeiro clínico; 
  • Enfermeiro do trabalho;
  • Enfermeiro de serviço particular;
  • Enfermeiro registrado (RN);
  • Enfermeiro Psiquiátrico Registrado (RPN);
  • Consultor de enfermagem;
  • Enfermeiro pesquisador;
  • Enfermeiro de cuidados intensivos. 

 

Áreas de atuação Licensed Practical Nurse (NOC 3233)  

  • Auxiliar de enfermagem;
  • Técnico de sala de cirurgia;
  • Enfermeiro prático licenciado (LPN);
  • Auxiliar de Enfermagem Registrado (RNA).

QUAL A MÉDIA SALARIAL?

O Registered Nurse (NOC 3012) ganha, em média, $6,400 a $7,740 CAD (Mensais) trabalhando por um período de 40 horas semanais. Em províncias em que a demanda é maior, o profissional pode tirar até $13.800 CAD (Mensais) trabalhando pelo período de 40 horas a semana. 

 

O Licensed Practical Nurse (NOC 3233)  ganha, em média, $4,480 a $5,300 CAD (Mensais) trabalhando por um período de 40 horas semanais. 

TRAÇE UM CAMINHO POR MEIO DOS ESTUDOS

Justamente para suprir a demanda por profissionais qualificados, os Colleges desenvolvem, em parceria com o próprio governo canadense, cursos voltados as áreas de mais demanda no país, por isso, se profissionalizar em um College pode ser o pontapé inicial para que você trilhe o seu caminho de imigração no Canadá. 

 

Muitos estudantes brasileiros que desejam ir para o país e já ter a oportunidade de trabalhar na área sem ter que aguardar todo o processo de regulamentação (que pode levar anos), acabam optando por estudar em um College na área de saúde. 

 

Além de ampliar os conhecimentos na área, estudar em um College é uma excelente porta de entrada para o profissional, que terá a oportunidade de atuar na  área. Ao matricular-se em um College, além de ter uma autorização de trabalho de até 20 horas semanais durante o período de aulas – quando o aluno tem a chance de atuar e aprender com profissionais da área – os alunos sairão aptos a atuar como especialistas nas áreas globais de aquisição, produção, transporte, armazenamento e distribuição de produtos.

 

Ao concluir os estudos no College, dependendo da província e College, os alunos têm a oportunidade de aplicar para um Post Graduation Work Permit (PGWP), que é uma autorização de trabalho concedida a estudantes internacionais após estudar um College autorizado no Canadá.

 

Com essa autorização, os alunos podem trabalhar em período integral por mais alguns anos no país, o que potencializa as chances de aplicar para um dos programas de imigração oferecidos  nas diferentes províncias, com destaque para Quebec, onde os NOCs 3012 e 3233 estão na lista de LMIA Facilitated (que permite que o empregador dispense toda a burocracia na contratação de um profissional estrangeiro) 

IMIGRAÇÃO APÓS OS ESTUDOS

Por ser uma área de muita demanda em todo o Canadá, o país oferece diferentes caminhos para quem deseja conseguir a Residência Permanente, inclusive, programas provinciais exclusivos para atrair profissionais que querem atuar naquela região. 

 

Pelo fato do aluno estudar e adquirir experiência de trabalho qualificada em empresas canadenses, as chances de aplicar para um programa de imigração são ainda maiores pelo fato de conseguir aplicar também para o Federal Skilled Worker Program (FSWP) ou Canadian Experience Class (CEC). 

 

O Provincial Nominee Programs (PNPs) possuem fluxos dedicados apenas a profissionais da área da enfermagem, que podem agilizar ainda mais o caminho até a Residência Permanente. 

 

Quer saber mais sobre os nossos programas de enfermagem e ter a oportunidade de estudar e trabalhar na área no Canadá? 

 

Um dos nossos Conselheiros Educacionais pode te ajudar com tudo! É só digitar sim e vamos dar andamento ao seu planejamento. 

LEIA TAMBÉM

Estude em uma dessas áreas e potencialize as suas chances de imigrar para o Canadá

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

 “No intercâmbio vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida!”

O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.

Read More »