Orçamento Rápido

Por que um College é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho canadense?

Classificado como um dos melhores países para se viver e com um forte programa de imigração, o Canadá é o destino de muitos brasileiros que planejam aplicar para um processo de imigração.

 

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros conseguiram a Residência Permanente no país, número, que tende a crescer diante das oportunidades oferecidas pelo país, que está em constante busca por trabalhadores qualificados.

 

Até 2024, a meta de receber mais de 451 mil novos imigrantes, segundo o novo Plano de Níveis de Imigração 2022-2024. Mas não basta apenas querer imigrar, o Canadá está em busca de profissionais qualificados que possam contribuir com o mercado de trabalho nacional e com a economia do país.

 

E é por esse motivo que os Colleges são excelentes portas de entrada para quem deseja trilhar um caminho por meio dos estudos até a Residência Permanente canadense. Ao cursar um College, o aluno tem a oportunidade de desenvolver as principias habilidades para atuar na área, adquirir experiência de trabalho por meio de um estágio em uma empresa canadense e, dependendo da província e instituição, aplicar para o Post Graduation Work Permit (PGWP), que permite que o aluno permaneça por até mais três anos trabalhando em período integral após os estudos.

 

Além do PGWP, cuja elegibilidade depende do College e província, todos os alunos do College que fazem um programa de estudo e trabalho têm direito ao Co-op, estágio obrigatório que o aluno deve cumprir para concluir o curso. Durante o Co-op, o aluno deverá cumprir 20 horas semanais de estágio obrigatório e ainda trabalhar por mais 20 horas semanais em outras áreas, se desejar, somando experiência de trabalho em período integral, que será contabilizada como experiência de trabalho qualificada para um dos processos de imigração que desejar aplicar.

 

Os Colleges e o governo investem bastante em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá, por esse motivo, há muitas oportunidades de trabalho e conseguir uma oferta de emprego pode ser muito mais fácil.

 

Isso é bastante comum, especialmente em áreas de demanda. E uma vez que o empregador te oferece uma LMIA (Labour Market Impact Assessment), além de poder permanecer no Canadá trabalhando legalmente pelo período da oferta, o estudante pode aplicar para imigração, já que a Jof Offer é um requisito obrigatório para muitos programas de imigração e pode render muitos pontos. 

NÚMERO DE ESTUDANTES QUE CONSEGUEM A PR APÓS OS ESTUDOS CRESCE EM TODO O CANADÁ

Um estudo realizado pelo Statistics Canada revelou um aumento significativo no número de estudantes internacionais que chegaram ao país nos últimos anos. O estudo aponta ainda que o número de estudantes com a permissão de estudos pela primeira vez no Canadá continuou a aumentar nos últimos 10 anos – 10.300 para 64.700 entre 2008 e 2018. 

 

De janeiro a outubro de 2021, 97,5% dos graduados internacionais que solicitaram residência permanente no Canadá receberam permissão legal para permanecer e trabalhar no país, segundo dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), demonstrando um momento favorável a estudantes que querem estudar e aplicar para a permissão de trabalho após os estudos. 

 

Comparados a outros candidatos que também aguardavam para conseguir a Residência Permanente, a taxa de aprovação de estudantes internacionais que concluem os estudos em uma instituição de ensino canadense é bem superior.

 

O Canadá precisa de pessoas e os estudantes internacionais podem preencher essas demandas por profissionais em diversas frentes de trabalho que sofrem com a escassez de mão de obra, principalmente pelo fato dos cursos oferecidos pelos Colleges serem pensados para atender essas demandas.

 

Os números demonstram o quanto um diploma canadense e uma experiência de trabalho qualificada no país amplia as chances desses alunos, que podem aplicar para os diversos programas de imigração como o Express Entry ou os programas provinciais, como o  Provincial Nominee Program (PNP), que também estão entre os fluxos de imigração que favorecem candidatos com diploma canadense e experiência de trabalho.

 

TRILHE SEU CAMINHO POR MEIO DOS ESTUDOS

para você potencializar ao máximo a sua experiência. Pesquise bem sobre o destino, as opções de curso, o mercado de trabalho na sua área e, caso deseje aplicar para um programa de imigração, entenda bem as opções que você tem para entrar com um pedido de residência permanente no país após os estudos.

 

A primeira coisa que você tem que ter em mente no momento de escolher o seu College é que existem instituições de ensino públicas e privadas. No Canadá, tanto as instituições públicas, quanto as privadas são pagas, o que vai diferenciar uma da outra são os cursos oferecidos, valores dos programas, nível de idioma exigido e direito ao PGWP.

 

Se você quer dar esse primeiro passo, mas não sabe por onde começar, agende a sua consultoria gratuita e nós vamos te ajudar com tudo! Trabalhamos com diversas instituições de ensino em todo o Canadá, e um dos nossos conselheiros educacionais pode te ajudar a encontrar a melhor opção para você e traçar um plano de estudos até a sua sonhada residência permanente.

LEIA TAMBÉM:

Estude em uma dessas áreas e potencialize as suas chances de imigrar para o Canadá

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

 “No intercâmbio vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida!”

O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.

Read More »