Até o dia 1º de novembro, o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) irá apresentar o Plano de Níveis de Imigração para 2025-2027.
O Plano de Níveis de imigração estabelece uma meta de novos residentes permanentes que serão admitidos no país no próximo ano, além de metas provisórias para os dois anos seguintes, abrangendo um total de três anos.
O plano afeta mais do que apenas os objetivos de imigração do Canadá. Ele influencia o crescimento populacional do país, o que por sua vez impacta os sistemas sociais, impostos, preços de moradia, saúde e o crescimento do mercado de trabalho.
No entanto, este ano será diferente, e o Plano poderá beneficiar também quem já está no país com permissões de trabalho e estudo e vistos de visitantes, que também serão incluídos no plano pela primeira vez, segundo o Ministro da Imigração Marc Miller.
Em 2023, havia mais de 2,5 milhões de residentes temporários no Canadá, representando 6,2% da população. Segundo Miller, o novo Plano buscará reduzir esse número, trazendo-o para 5% da população nos próximos três anos.
O número exato de residentes temporários que serão admitidos ainda não foi definido, mas com base em anúncios feitos ao longo do ano, é possível ter uma ideia dos planos do IRCC e de como isso pode afetar o novo Plano.
Permissões de Estudo
Em janeiro, o IRCC anunciou um limite para o número de permissões de estudo que processaria para estudantes internacionais. A expectativa era processar 606.000 pedidos de permissão de estudo, com uma taxa de aprovação de 360.000, uma redução de 35% em relação ao ano anterior.
Estudantes internacionais representaram 42% dos residentes temporários no Canadá em 2023. Em setembro, o ministro anunciou que reduziria ainda mais o número de permissões de estudo processadas em 2025, limitando-o a 437.000, e que estudantes de mestrado e doutorado, que antes eram isentos, agora seriam incluídos nesse limite.
Permissão de trabalho aberta:
Além das permissões de estudo, o IRCC também anunciou que irá reduzir o número de permissões de trabalho pós-graduação (PGWP) e permissões de trabalho abertas para cônjuges (SOWP) nos próximos três anos.
Os candidatos ao PGWP precisarão atingir uma pontuação mínima no Canadian Language Benchmark (CLB) para se qualificarem, sendo 7 para formados em universidades e 5 para formados em faculdades.
Essas mudanças devem resultar em 175.000 permissões de trabalho a menos nos próximos três anos. Além disso, o número de SOWPs emitidos será reduzido em 50.000, com critérios mais restritivos para cônjuges de estudantes de mestrado e trabalhadores especializados. Residentes Permanentes
O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 estabelece uma meta de admitir 500.000 novos residentes permanentes em 2025, número que se manterá em 2026.
Recentemente, o ministro sugeriu que grandes mudanças podem ocorrer na forma como o Canadá aborda a imigração, com a possibilidade de ajustes significativos no tipo de imigrantes que o país pretende atrair. Aproximadamente 60% dos imigrantes aceitos são trabalhadores qualificados, que são vistos como essenciais para a economia, por isso, investir em áreas de estudos em demanda no país serão um grande diferencial para a sua carreira e estadia no Canadá.
Trilhe um caminho de imigração pós-estudos
O Canadá está experimentando um crescimento em setores-chave, incluindo hotelaria e turismo, tecnologia, saúde, construção, entre outros. Esses setores têm uma demanda constante por profissionais qualificados e talentosos. Ao ingressar em um College e obter uma formação em uma dessas áreas, você vai potencializar as suas chances de conseguir uma colocação na área e aumentar as suas chances de conseguir uma Job Offer e continuar o seu caminho rumo à Residência Permanente.
Outro grande diferencial de investir em uma formação no Canadá é o fato dos Colleges valorizarem a aprendizagem prática. Muitos, têm parcerias com empresas locais para oferecer estágio, o que significa que você terá a chance de adquirir experiência real no mercado de trabalho canadense enquanto ainda está estudando. Essas conexões podem ser cruciais para estabelecer sua carreira e construir uma rede profissional sólida no país.
Muitos programas de formação em Colleges canadenses são elegíveis para programas de imigração, como o Express Entry e o Provincial Nominee Program (PNP). Ter uma educação canadense pode lhe dar pontos extras no processo de seleção desses programas, aumentando suas chances de receber uma oferta de residência permanente. Isso significa que seu investimento em educação pode se traduzir em segurança de longo prazo e a oportunidade de chamar o Canadá de lar permanentemente.
Por isso, mesmo diante de todas as mudanças, investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.
Estudar em um College no Canadá é muito mais do que apenas adquirir um diploma; é investir em seu futuro no país. Com áreas em crescimento demandando talentos, conexões no mercado de trabalho local e a possibilidade de obter a residência permanente, a escolha de estudar em um College é estratégica e promissora.