Por Gabriele Ribeiro Gomes
“Eu decidi fazer um intercâmbio porque queria conhecer novos lugares e também viver uma troca cultural. Eu já tinha feito intercâmbio voluntário antes, no Peru, mas a oportunidade de passar quase um mês em Nova Iorque foi a realização de um sonho!
Eu moro em São Paulo, então vi certas similaridades com Nova Iorque, mas certamente lá é outro universo, parece que tudo tem mais vida. Por mais que eu tenha ficado só duas semanas, o fato de eu estar no intercâmbio me ajudou muito a destravar e perder certos bloqueios, além de conhecer certas expressões típicas dos nativos. Eu já tinha noção do quão importante é saber inglês, mas lá eu pude viver isso na pele.
Fazer intercâmbio é um grande desafio porque você precisa falar outro idioma o tempo todo, além de se adequar a uma cultura totalmente diferente, mas também é uma oportunidade de sair da zona do conforto e crescer como pessoa. Certamente, é uma ótima experiência para o currículo, desenvolvendo não só o inglês, mas também a resiliência, independência, habilidades sociais, além de outros pontos que só percebemos no longo prazo.
A dica que eu dou para quem quer realizar um intercâmbio é: não foque apenas no curso, mas também nas experiências externas. Busque conhecer pessoas e lugares: use esses dias para sair da sua zona de conforto e crescer muito!”
LEIA TAMBÉM

Intercâmbio de estudo vs. estudo e trabalho: entenda as diferenças e escolha a melhor opção para você
Quando pensamos em estudar fora, duas opções costumam surgir: intercâmbio de estudo e estudo e trabalho. Ambas as alternativas oferecem oportunidades incríveis de crescimento pessoal e profissional, mas qual delas é a melhor para você? Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre essas modalidades e como você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos.

Como chegar na Austrália com visto de trabalho?
A Austrália se destaca como um destino de intercâmbio pela qualidade de ensino, oportunidades de trabalho e possibilidade de imigração. Para brasileiros que desejam estudar e construir uma carreira internacional, o país oferece uma excelente estrutura para crescer profissionalmente e conquistar uma vida estável.

Com tantas mudanças, ainda é possível estudar e trabalhar no Canadá?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.

Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025
Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.

4 países com excelente custo-benefício para você realizar o seu intercâmbio
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.

Por que investir em um intercâmbio pode ser o melhor passo da sua carreira?
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.