Orçamento Rápido

Novas regras para entrada de brasileiros na Irlanda

A partir desta sexta-feira, 29/01, brasileiros terão de solicitar visto para entrar na Irlanda (categoria C). O visto, que antes era obrigatório para períodos acima de 90 dias, passa a ser exigido, independente do período. 

 

Alunos que já estavam programando um intercâmbio de estudo de 25 semanas deverão solicitar o visto de turismo aqui do Brasil antes de viajar e, ao entrar na Irlanda, terão 90 dias para obter o GNIB. 

 

A taxa para aplicação do visto é de 60 EUR, mas a notícia boa é que brasileiros estão isentos do pagamento da taxa. Deverão apenas arcar com o curso da documentação, que deverá ser enviada pelos correios.

 

Se você está planejando um intercâmbio no país, é extremamente importante que você faça todo o seu processo com pelo menos três meses de antecedência para que haja tempo hábil para envio e chegada da documentação necessária.

SOBRE O VISTO

Application – Você deverá imprimir e assinar o formulário (AVATS) com a data e incluir todos os seus documentos.

Carta de intenção de viagem – Você deverá entregar também uma carta escrita por você explicando os motivos pelos quais você está indo viajar ao país (no caso, estudar ou estudar e trabalhar). A carta deve conter o seu nome e endereço completo e também a data da sua viagem (entrada e previsão de saída). 

Na carta, você deverá também deixar claro que concorda e irá respeitar os termos e condições do seu visto, além de comprovar que não será dependente de serviços públicos como hospitais, por exemplo; além de comprometer-se a deixar o país antes do seu visto vencer. 

Plano de estadia – Você deverá apresentar também uma carta com os seus planos de estadia no país, onde você deverá informar as informações da escola (nome, curso, período e confirmação de matrícula) e também o endereço de onde você estará hospedado (a) (além de apresentar a confirmação de reserva com as datas). 


Além disso, deverá contratar um seguro saúde, que é obrigatório para entrada no país. E deverá submeter provas da contratação na aplicação. 

Prova de pagamento da taxa – Como brasileiros estão isentos do pagamento da taxa de aplicação do visto, você deverá incluir provas de isenção.

Passaporte – Você deverá também submeter o seu passaporte atual, além de cópias das páginas de passaportes anteriores. É importante ressaltar que o seu passaporte deverá estar válido por pelo menos mais 6 meses (quando retornar ao Brasil). 

Fotos – Incluir também duas fotos (do tamanho das fotos para o passaporte) e incluir no verso de cada foto: sua assinatura e o número do seu application do AVATS.

Comprovação financeira – Você deve provar que você tem meios de manter-se financeiramente no país. Não há uma quantia mínima estabelecida, mas recomendamos que você leve, pelo menos, 3 mil Euros.

Incluir também um extrato bancário original ou certificado pelo banco (dos últimos 6 meses). O extrato deverá conter o seu nome e endereço completo e informações da conta bancária.

Caso você utilize uma conta poupança, deverá incluir também uma carta original do seu banco que confirme que você pode retirar esse dinheiro, se necessário.

Se for contar com a ajuda financeira de familiares, deverá escrever uma carta com a estimativa de quanto será essa ajuda. A pessoa deverá comprovar também que possui os meios de te manter financeiramente por meio de um extrato bancário (dos últimos seis meses), os 3 últimos comprovantes de pagamento (holerite ou equivalente) e uma carta do trabalho, comprovando que a pessoa está empregada, além de todas as suas informações bancárias. 

Comprovante de retorno ao Brasil – Incluir também provas de que você irá retornar ao Brasil, como trabalho, família, estudos, entre outros. 

Visto negado – Caso tenha tido algum visto negado anteriormente (Irlanda e outros países), deverá escrever uma carta explicando os motivos.

LEIA TAMBÉM:

Estude em uma dessas áreas e potencialize as suas chances de imigrar para o Canadá

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

 “No intercâmbio vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida!”

O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.

Read More »