O l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI) anunciou, na última semana, que vai lançar novos programas piloto de imigração para a província de Quebec para trabalhadores das áreas de processamento de comida, saúde, inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais com o objetivo de atrair novos imigrantes para o mercado de trabalho de Quebec.
A previsão é de 550 Certificados de Seleção de Quebec (CSQ) sejam emitidos anualmente por meio de cada piloto para que novos profissionais cheguem à província e possam começar a trabalhar nas áreas.
Para participar dos programas é necessário ser maior de 18 anos e comprovar experiência de trabalho na província, além de outros requisitos, de acordo com o programa piloto desejado. A melhor parte é que os programas são voltados para quem estudou em uma instituição de ensino no país e que tenha experiência de trabalho anterior na província de Quebec.
Confira mais detalhes sobre os 3 programas piloto:
Pilot program for food processing workers (Programa Piloto para trabalhadores de processamento de alimentos)
Este programa piloto é para trabalhadores estrangeiros no setor de processamento de alimentos. O objetivo é ajudar as empresas de Quebec a reter sua força de trabalho estrangeira e a se manterem competitivas com outras províncias canadenses.
Para receber um CSQ sob este programa, você precisa ser capaz de se comunicar oralmente em francês, ter experiência de trabalho em Quebec em áreas como: açougueiro, operários de alimentos e bebidas, operador de máquinas em processos industriais de alimentos e bebidas, trabalhador agrícola, entre outras.
Pilot program for orderlies (Programa piloto para atendentes na área da saúde)
Este piloto é para trabalhadores estrangeiros temporários que trabalharam como atendentes na área da saúde (Auxiliar de enfermagem, auxiliar de assistência médica e paciente) por pelo menos um ano Você pode se inscrever de duas formas: Trabalho e Estudos-trabalho.
Para se candidatar você deve: ter um diploma relacionado ao trabalho , obtido após um programa de estudos em tempo integral de um ano, que corresponde a um diploma de Quebec de estudos vocacionais e ter pelo menos 24 meses de experiência de trabalho durante os três anos anteriores à data de inscrição (Pelo menos 12 desses meses devem ter sido feitos em Quebec).
Pilot program for workers in artificial intelligence, information technology and visual effects (Programa piloto para trabalhadores em inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais)
Este programa piloto tem como objetivo atrair trabalhadores da área da tecnologia altamente qualificados para iniciar suas carreiras em Quebec. Também facilitará a retenção de estudantes internacionais que receberam um diploma de pós-graduação especializado nas universidades de Quebec.
Existem duas áreas neste programa piloto: inteligência artificial e tecnologia da informação e efeitos visuais. Em cada área, existem dois tipos de perfis: Francófono e Francização. Perfis francófonos devem ter uma proficiência oral de 7 na escala de Quebec de níveis de proficiência em francês para imigrantes adultos. Se você for selecionado no perfil de Francização, você será automaticamente registrado no Serviço de integração para imigrantes em Accompagnement Québec.
Para se candidatar você deve: enviar uma inscrição para o programa de Inteligência Artificial como um trabalhador estrangeiro ou como um graduado de Quebec. Como trabalhador estrangeiro, você precisa de um diploma que corresponda ao bacharelado de Quebec e um dos seguintes: 2 anos de experiência de trabalho qualificado nos cinco anos anteriores à sua aplicação ou um mestrado ou doutorado nos 12 meses anteriores à sua inscrição.
Além disso, você precisa de uma oferta de emprego em tempo integral ou ser empregado no setor de inteligência artificial.
Se você se formou em Quebec, além de uma oferta de emprego, você deve ter se formado em uma universidade com estudos superiores especializados (DESS), mestrado ou doutorado durante os dois anos anteriores à sua aplicação. Os formandos do DESS precisam de seis meses de experiência profissional nos 12 meses anteriores à data de inscrição.
Para se candidatar você deve: Você precisa ter um diploma que corresponda a um diploma de Quebec de estudos universitários (treinamento técnico) ou bacharelado, além de estar empregado ou ter uma oferta de emprego em Quebec e ter trabalhado em uma ocupação de tempo integral elegível por pelo menos 24 meses durante os cinco anos anteriores à apresentação de sua aplicação.
LEIA TAMBÉM:

“Foi surreal ver de perto lugares que só conhecia dos filmes e livros”
Conhecer Paris foi simplesmente indescritível. A cidade tem uma atmosfera única, com arquitetura impressionante e ruas charmosas que parecem ter saído de um filme de época. Visitar o Louvre, a Torre Eiffel e outros pontos icônicos foi emocionante, pois passei a vida vendo esses lugares em filmes e séries. Finalmente estar ali, vivendo essa experiência, foi surreal.

“Fazer intercâmbio no Canadá foi uma experiência inesquecível”
O intercâmbio foi a realização de um sonho. Sempre quis estudar inglês fora, conhecer novos lugares, novas pessoas e me tornar uma pessoa mais confiante. Profissionalmente, essa experiência irá me abrir muitas portas, pois ao longo da minha carreira.

Intercâmbio de estudo vs. estudo e trabalho: entenda as diferenças e escolha a melhor opção para você
Quando pensamos em estudar fora, duas opções costumam surgir: intercâmbio de estudo e estudo e trabalho. Ambas as alternativas oferecem oportunidades incríveis de crescimento pessoal e profissional, mas qual delas é a melhor para você? Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre essas modalidades e como você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos.

Como chegar na Austrália com visto de trabalho?
A Austrália se destaca como um destino de intercâmbio pela qualidade de ensino, oportunidades de trabalho e possibilidade de imigração. Para brasileiros que desejam estudar e construir uma carreira internacional, o país oferece uma excelente estrutura para crescer profissionalmente e conquistar uma vida estável.

Com tantas mudanças, ainda é possível estudar e trabalhar no Canadá?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.

Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025
Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.