Fotos Blog Lions (27)

“Estudar fora sempre foi um sonho. Hoje, já estou formado, trabalhando e me preparando para a Residência Permanente.”

Por Diego Oliveira


Morar fora sempre foi um sonho meu, mas eu achava ser algo fora do meu orçamento. Eu nunca tinha saído do país, estava me preparando para uma viagem de saída definitiva. Então fui juntando dinheiro e pensando em maneiras de realizar esse sonho, até que um dia tomei a decisão.

Eu estudei Comunicação Internacional de Negócios, um curso que engloba desde a área de venda, até cozinha, escritório e, olhando por essa perspectiva, tem bastante vaga de emprego. O curso foi bem legal, não senti que foi algo pesado, consegui ter boa desenvoltura e me formar com méritos. Porém, recomendo o curso de Hospitality para quem quer ter mais tempo e mais chances de trilhar um caminho de imigração. A troca de experiências com pessoas de diferentes partes do mundo está sendo incrível, além do aprimoramento do meu inglês. A troca cultural que vivi no College e no trabalho foi bem legal, as aulas foram legais, mas a melhor parte é nas ruas e no tempo de lazer com os colegas, por exemplo. Você consegue entender e absorver bem mais sobre tudo.

A experiência de estudar, trabalhar e viver em outro país é muito legal! São muitas coisas que me marcaram durante esse período aqui no Canadá nessa nova fase da minha vida.

Eu sou uma pessoa muito sociável e comunicativa, no começo, fiquei um pouco com medo de ser muito brasileiro no sentido de tocar ou falar algo que não devia por contexto cultural, por achar o pessoal daqui mais reservado, mas isso durou pouco e já fiquei tranquilo e me encaixei com o jeito deles, e eles se adaptaram mais ainda ao meu jeito de ser. Os canadenses são mais reservado, mas dando um pouco de tempo e sendo alguém legal (respeitando o tempo deles) eles vão ser mais receptivos ao seu jeito de ser. 

 

O poder de compra também é algo que gosto bastante aqui. Coisas que demorei a vida toda para consegui ter no Brasil, aqui a gente conquista de forma mais fácil. É claro que você não fica rico da noite paro o dia, mas a questão é que não precisa! Você continua sendo meio que uma pessoa de baixa renda, mas tendo todo esse poder de compra que não é possível no Brasil para quem recebe salário mínimo. 

 

O intercâmbio tem contribuído bastante com a minha experiência de vida, são conhecimentos e experiências que nunca tive antes, agregando para meu eu como pessoa e também em relação à expertise para lidar com várias situações de vida profissional e pessoal. 

 

Quando eu cheguei eu nem sabia que conseguia falar inglês da forma que falei. Foi muito incrível falar, entender e ser entendido! Resolvi todos os meus documentos nos dois primeiros dias sozinho, e aí ainda deu tempo de bater perna para todo canto. Na minha primeira semana lembro que fui em um outlet para comprar uma jaqueta impermeável (aqui chove bastante no inverno), aí conversando com um vendedor, ele me ofereceu um emprego que eu não estava esperando, mas precisaria com urgência. Uma semana depois fiz a entrevista e comecei trabalhar em seguida no dia que iniciei as aulas. 

 

Isso para mim foi muito incrível, conseguir um emprego tão rápido sem nem estar procurando, e como vendedor, porque o rapaz achou meu inglês bom suficiente para isso, e que não precisaria ficar no estoque. Isso foi bem satisfatório. E a entrevista que fiz foi a melhor até hoje que fiz na vida porque foi a primeira vez que alguém me fez ficar tranquilo (sem pressão) extraindo o melhor da entrevista.

 

Agora que concluí os estudos, já apliquei para o visto de trabalho via LMIA e ele foi aprovado recentemente. Depois disso, aplicar para a Residência Permanente e seguir com a minha vida aqui no Canadá. Por isso, uma dica que dou para você que quer viver essa experiência é não tenha medo e nem vergonha. Se você tiver  a coragem para vir, não vai se arrepender! Não falo que esse processo vai ser fácil, muito pelo contrário, o sacrifício vale muito a pena, sem luta não á vitória!.”

Bacana a experiência do Diego em estudar no College, ter a oportunidade de trabalhar e ainda trilhar um caminho de imigração, neh? Que tal ser você o próximo a realizar o sonho de estudar, trabalhar e até imigrar para o Canadá?

Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?