Por Karolyne Venancio
“Eu decidi fazer um intercâmbio pela oportunidade de estudar em uma instituição de ensino canadense e também pelas facilidades nos processos de legalização. Escolhi o Canadá pela qualidade de vida, por ser um país que oferece mais oportunidades, além de ser uma sociedade aberta aos estrangeiros. Foi o meu primeiro intercâmbio e não tinha como ser melhor. Está sendo uma experiência incrível! Tem dias que eu não acredito que estou aqui e dias que parecem que sempre estive. Os estudos estão bem tranquilos, confesso que estava com medo de trabalhar e estudar, mas consigo fazer os dois tranquilamente. Eu tenho inglês fluente desde a infância, mas não estava acostumada a falar inglês 24 horas, 7 dias por semana. No fim do dia ficava cansada por não estar acostumada, mas agora, passados alguns meses, estou bem melhor. Não foi difícil me adaptar a cultura aqui, primeiro porque os canadenses são bem organizados, e mesmo eles não sendo tão calorosos quanto os brasileiros, ainda são muito receptivos, então não tive dificuldades. É muito enriquecedor poder ter essa experiência, a gente passa a entender melhor outras culturas e, por consequência, quebra muitos esteriótipos que temos por falta de conhecimento. A troca cultural é imensa, primeiro porque Surrey tem muitos imigrantes, então trabalho com pessoas da Índia e das Filipinas. No College também, a grande maioria dos estudante é de fora, então é uma troca constante.
Na vida pessoal, não sei nem como explicar o quanto eu aprendi aqui e cresci nesses últimos meses. Era algo que eu esperava, mas não nessa magnitude. Ir para outro país é uma grande mudança e o impacto em nós é maior ainda. Profissionalmente, estou aprendendo muito também, mas principalmente o que é se sentir protegido no ambiente de trabalho, seja pela empresa ou pelo governo. A melhor experiência que eu posso contar agora é de quando cheguei aqui. Vim pro Canadá no final de setembro e com um quarto alugando por quatro dias, ou seja, eu tinha quatro dias para achar um local definitivo para morar e, apesar de ser uma situação bem tensa, eu estava tranquila. Durante esses dias, pesquisei por alguns locais online, liguei para algumas imobiliárias, e no meu último dia/noite decidi, por conselho do meu pai, ir até o College para ver se eles não tinham algum mural onde os alunos postavam se estavam precisando de roommates. Eles não tinham, mas como disse antes, as pessoas aqui são muito prestativas, uma das recepcionistas me indicou uma velha amiga dela, que morava próximo ao College e estava em busca de uma estudante para alugar seu quarto. Ela me passou o telefonou e no mesmo dia fui visita-lá e aluguei o quarto. A família me recebeu com muito carinho e me ajudou muito (e continuam me ajudando) a me organizar aqui, tirando minhas dúvidas e me dando conselhos. Um conselho que eu dou para você que deseja viver essa experiência de estudar e trabalhar no Canadá é: seja paciente, pesquise bastante, mas não só no Google, entre em contato com agências, converse com pessoas que realmente entendem do assunto e que possam te ajudar. Sem dúvida eu recomendo a Lions Intercâmbio! Quando entrei em contato com eles, desde o início, eles transmitiram muita paz e segurança e eu sabia que tudo ia fluir bem. É muito importante sentir isso, porque não é uma pequena decisão, e você precisa sentir confiança na equipe que vai trabalhar com você. É difícil dizer o que me marcou mais, eu tenho esse sonho de morar no exterior desde os 6 anos, quando minha família voltou dos Estados Unidos, e estar finalmente vivendo tudo isso depois de 19 anos sonhando, é por si só, a melhor sensação do mundo.”
Bacana a experiência da Karolyne, neh? Que tal ser você o (a) próximo (a) a realizar o sonho de estudar e trabalhar no Canadá e viver experiências incríveis?
Agende a sua consultoria gratuita e vamos te ajudar com tudo!
LEIA TAMBÉM:
Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025
Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.
4 países com excelente custo-benefício para você realizar o seu intercâmbio
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Por que investir em um intercâmbio pode ser o melhor passo da sua carreira?
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Planos de Imigração do Canadá: o que esperar para os próximos anos?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.
Estudar e trabalhar no Canadá: colleges em áreas de demanda podem transformar a sua carreira
Além de oferecer uma educação de qualidade, os Colleges no Canadá são projetados para atender às demandas do mercado de trabalho, o que aumenta a empregabilidade dos alunos. Esses cursos são ideais para quem deseja adquirir habilidades específicas e começar a trabalhar rapidamente, especialmente em setores que estão em alta demanda no país.
Canadá é classificado como o 4° melhor país do mundo
O país se destacou em áreas como qualidade de vida, empreendedorismo, propósito social e agilidade, o que contribuiu para sua alta colocação.