Orçamento Rápido

Dicas infalíveis para fazer um intercâmbio em 2021… mesmo com o orçamento curto

É muito comum ver as pessoas desistirem do sonho do intercâmbio por pensarem que estudar no exterior vai lhes exigir um investimento financeiro além do que elas podem pagar. Muitas delas até dão início às pesquisas, mas não conseguem tirar esse sonho do papel por um único motivo: falta de direcionamento. 

 

Se você que está lendo esse texto agora é uma dessas pessoas, tem algo muito importante que eu gostaria de compartilhar com você e que vai fazer toda a diferença nos seus planos daqui para frente: planejamento. É, eu sei, parece clichê, mas funciona. Faça o teste e você vai entender! 

 

Você já deve ter procurado muitas agências, visto vários orçamentos e até pesquisado em escolas, mas mesmo assim, ainda não conseguiu fechar o seu intercâmbio, certo?! Isso é completamente normal, afinal, comprar um intercâmbio não é algo simples como ir até a padaria comprar um pãozinho. E é justamente por isso que decidimos trazer essas dicas, para você entender que se você tiver um planejamento e fizer as escolhas certas, além de economizar no seu intercâmbio, vai ter uma experiência incrível, afinal, existem intercâmbios para todos os bolsos e você vai encontrar um que se adapte ao seu!

É muito importante que você entenda que o intercâmbio é um “pacote” que inclui escola, acomodação, passagens aéreas, passaporte, visto, seguro saúde e comprovação de renda, e cada um desses itens vai influenciar bastante no valor total do seu programa, por isso a importância de definir bem os seus objetivos e começar a planejar com antecedência, pois só assim você vai fazer o seu intercâmbio caber direitinho no seu bolso.

DURAÇÃO DO INTERCÂMBIO

Quando você começar a planejar o seu intercâmbio, a primeira coisa que você tem que fazer é pensar na duração (que pode variar de 1 semana a 1 ano), e é você quem vai definir esse período de acordo com as suas necessidades. Lembrando sempre, é claro, que a duração do seu programa vai ter total influência no valor total, já que um intercâmbio de 4 semanas será bem mais em conta que um de 24, por exemplo. 

DATA DE EMBARQUE

Talvez você não saiba, mas muitas escolas cobram um suplemento de alta temporada dependendo da data que você quer embarcar e o valor do seu curso pode chegar a custar até o dobro nessas datas, portanto, fuja delas. 

Outro ponto importantíssimo para você levar em consideração quanto a data do seu embarque são as passagens aéreas, que costumam ter um aumento significativo nos períodos de alta temporada, sem falar que se evitar esse período e comprar as suas passagens com antecedência você vai economizar bem mais por ter mais tempo para pesquisar e garantir os melhores preços. 

ANTECEDÊNCIA NA COMPRA

Qualquer compra que você faça de forma planejada vai te proporcionar uma economia, e com o intercâmbio é a mesma coisa. Todos os anos as escolas passam por reajustes, portanto, se você comprar o seu intercâmbio com um ano de antecedência, pode garantir os preços sem reajuste. Exemplo: você pode fechar o seu intercâmbio agora em 2020 e embarcar em 2021 com preço de 2020, por exemplo.

PAGAMENTO PARCELADO

Além de ter mais opções de parcelamento ao fechar o seu intercâmbio com antecedência, você garante também o congelamento do câmbio. Vamos supor que você fechou o seu intercâmbio em um câmbio de $2,96 e ele teve uma alta para $3,96, nesse caso, o seu valor é mantido, pois a maioria das agências oferece o congelamento do câmbio, e isso ajuda muito na sua economia no valor total.

DESTINO

 

Você sabia que a escolha do destino pode influenciar no valor total do seu programa? Sim, e muito! O valor de um destino pode ser extremamente diferente do outro, portanto, vale a pena pensar em segundas opções caso o seu destino escolhido esteja acima do seu orçamento. É claro que você não precisa desistir dele, mas você pode fazer um intercâmbio para outro destino agora, voltar, recolocar-se no mercado de trabalho e investir em um intercâmbio um pouco mais caro depois. 

ESCOLA, ACOMODAÇÃO E CURSO

A escola e a acomodação também impactam bastante no valor total do seu intercâmbio. Geralmente acomodar-se em casa de família acaba sendo mais em conta por oferecer café da manhã e jantar (na maioria das vezes); Quanto à escola, os preços variam de acordo com a creditação que a escola tem no mercado, sua localização e também o número de brasileiros, e essa escolha vai depender muito do que você busca. É claro que queremos estudar na escola mais bonita, mas o mais importante mesmo é escolher uma escola com um ensino de qualidade; Quem não quer estudar perto? Mas já pensou que ficando em uma escola um pouco mais distante você pode economizar.

 

A carga horária também vai impactar no seu orçamento (é mais comum os alunos optarem por cursos de segunda a sexta-feira, 3 horas por dia, que é a opção mais em conta, mas há muitas opções de acordo com a necessidade de cada aluno). O horário também deve ser analisado cuidadosamente, pois cursos no período da manhã são mais caros, e optar por um curso no período da tarde ou noite, por exemplo, pode te fazer economizar bastante. 

VISTO E COMPROVAÇÃO DE RENDA

Gastos com vistos também podem ser evitados caso você opte por países sem visto, como África do Sul, Malta, Inglaterra e Irlanda, por exemplo. É importante lembrar que em alguns desses países é necessário a comprovação de renda, portanto, vale a pena pesquisar quanto você vai gastar de taxa consular para aplicar para o visto e de quanto será a comprovação de renda.

Acredito que o seu maior objetivo seja fazer o intercâmbio, portanto, mesmo que tenha que adaptar algumas coisas para ele caber no seu orçamento, não deixe de viver essa experiência. Fazendo as escolhas certas e adaptando um pouco o seu sonho à sua realidade, você vai sim realizar o sonho do intercâmbio e viver a melhor experiência da sua vida!

LEIA TAMBÉM:

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense

Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.

O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Confira a matéria completa e saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o seu teste!

Read More »

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá 

Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

Read More »

Cursos em alta demanda no Canadá que vão potencializar as suas chances de imigração

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

Invista em uma das áreas que mais contratam no Canadá

Dentre as profissões com alta demanda no Canadá, está a área de Business, que oferece excelentes oportunidades em vagas como Administração, Marketing, Comércio Exterior, Supply Chain, entre outras. A área tem sido uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho canadense não só para estudantes da área de negócios no Brasil, mas também para quem deseja ampliar a área de atuação e apostar na carreira em uma profissão de demanda no Canadá.

Read More »

 [nps-computy]