Por Derick Caitano
“Além de saber que o Canadá é um dos melhores destinos para quem quer fazer intercâmbio – e um dos países mais desejados pelas pessoas. Sempre ouvi coisas boas e quis viver isso de perto. Descobrimos não só um país que nos respeita e que acolhe a diversidade, mas também uma comunidade de brasileiros que se apoia e dá suporte reciprocamente.
O Canadá nos acolheu de uma maneira muito linda. Toda a experiência, que envolve o estudo, trabalho e o dia-a-dia por aqui, tem sido incrível. Eu estou em Montreal e eu AMO essa cidade. Montreal é linda, rica em cultura, diversidade, gastronomia e, principalmente, passa uma sensação de segurança absurda. Tem muita coisa para fazer, mesmo no inverno. E isso te coloca dentro da cultura de uma forma intensiva.
O maior desafio, além da ansiedade do processo, é ter que se adaptar a realidade de fazer muita coisa simultaneamente. Temos que ir ao College, trabalhar, pensar na Francisação e acho que mesmo quem não tem essa qualidade, aprende a se tornar multitarefas por aqui. Nós, brasileiros, temos essa qualidade muito aflorada. Somos muito imersos nessa cultura da adaptação e temos algo que muitas pessoas não têm: determinação para fazer acontecer. Muitos de nós vemos isso como uma oportunidade que não pode dar errado. Não há outra opção senão dar certo. Então, nos cercamos de pessoas que pensam da mesma forma e isso nos impulsiona!
A autodescoberta é, sem dúvida, algo extremamente importante nesse período, você aprende a se conhecer, a se superar e sair da zona de conforto. Aprende que decisões difíceis precisam ser tomadas e que você precisa se arriscar. Tem sido uma evolução constante.
Acima de tudo, o intercâmbio tem contribuído muito para minha vida pessoal. Você enxerga o mundo de outra forma, aprende a lidar com a saudade e frustrações. Nem tudo vai dar certo o tempo todo e qualquer pessoa que saia do seu país, largue tudo e vá viver algo novo, já é uma pessoa que merece ser aplaudida.
Sobre os meus estudos no Canadá, eu curso Digital Marketing e já tenho uma longa experiência de 8 anos na área. Obviamente, se comparado com pessoas que migraram de profissão ou que estão iniciando agora no mercado, eu acabo tendo privilégios.
Então, particularmente, fui muito bem acolhido no mercado de trabalho canadense. Tive longas experiências prévias no Brasil e também nos Estados Unidos. Penso que sou fora da curva neste sentido e minhas conquistas são muito particulares.
Acredito que aqui ninguém fica sem trabalho, mas é preciso paciência para abrir as portas na área de estudos. É preciso vir com essa consciência!
Sobre o futuro no Canadá, estamos estudando os processos e entendendo quais caminhos precisamos seguir. Mas estamos fazendo com cautela e buscando ser o mais assertivo possível. Estamos contando com ajuda de consultores para isso! Estar aqui me deu a certeza de que o Brasil é lindo, mas que o mundo é grande demais para se prender a um lugar somente por nascer lá. Conhecer novas culturas é enriquecedor.
Não dá para mentir que é preciso ter dinheiro para planejar um intercâmbio, pois tem um custo, mas é preciso coragem. Todo mundo pensa em fazer intercâmbio, mas a realidade é que intercâmbio não é para todo mundo! Se você está disposto a deixar tudo para trás: amigos, família; se você se contenta com uma videochamada para matar a saudade e entende que pode ficar anos sem ver as pessoas que você ama, aí, sim, comece a planejar sua viagem. Mas se acha que isso é tortuoso agora, comece mudando de estado. O segredo para ter um intercâmbio valoroso, é entender os seus próprios limites (e manter a terapia em dia haha).
Para quem deseja vir viver essa experiência por aqui, eu poderia dizer apenas “faça”. Mas eu prefiro dizer: conheça o país, entenda seus objetivos pessoais e profissionais e, acima de tudo, se entenda. Se compreenda! Se achar que é para você, faça. Tenho certeza que será inesquecível!”
Bacana a experiência do Derick no Canadá, neh? Que tal ser você o (a) próximo (a) a realizar o sonho de estudar e trabalhar no Canadá?
LEIA TAMBÉM:
Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025
Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.
4 países com excelente custo-benefício para você realizar o seu intercâmbio
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Por que investir em um intercâmbio pode ser o melhor passo da sua carreira?
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Planos de Imigração do Canadá: o que esperar para os próximos anos?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.
Estudar e trabalhar no Canadá: colleges em áreas de demanda podem transformar a sua carreira
Além de oferecer uma educação de qualidade, os Colleges no Canadá são projetados para atender às demandas do mercado de trabalho, o que aumenta a empregabilidade dos alunos. Esses cursos são ideais para quem deseja adquirir habilidades específicas e começar a trabalhar rapidamente, especialmente em setores que estão em alta demanda no país.
Canadá é classificado como o 4° melhor país do mundo
O país se destacou em áreas como qualidade de vida, empreendedorismo, propósito social e agilidade, o que contribuiu para sua alta colocação.