Falta de novos imigrantes, de trabalhadores qualificados e desinteresse em alguns setores estão entre os principais fatores para o aumento da demanda por profissionais no país
Segundo dados divulgados pelo Statistics Canada, em maio deste ano, mais de 632.700 vagas estavam disponíveis e não foram preenchidas no país, um número alarmante levando em consideração que a taxa de desemprego continua alta, ou seja, há diversas vagas, mas não há trabalhadores qualificados ou profissionais que queiram trabalhar em determinados setores fundamentais para a economia canadense.
Os dados apontam ainda que a taxa de desemprego no Canadá chegou a 8.2% no último mês. As áreas de saúde e assistência social foram as mais prejudicadas, com 104.200 vagas de emprego disponíveis. Em seguida, a área de varejo, com 75.300 oportunidades em aberto. O setor de hospitalidade também enfrenta a falta de profissionais, foram 68.400 vagas não preenchidas, além de vagas no setor da construção civil, com 58.300 vagas em aberto e o setor de transporte e armazenamento, com 30.600 vagas.
Apesar da pandemia ter tido influência nos números de vagas disponíveis em todo o país, pelo fato de muitas pessoas preferirem estar em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e também pela queda no número de novos imigrantes que chegaram no Canadá no ano passado, o problema de falta de profissionais qualificados no país não é novidade alguma para as empresas e para o Governo, que vem tentando driblar o problema com a criação de diversos programas piloto de imigração e planos de incentivo para atrair estudantes internacionais que acabaram de se formar ou estão concluindo os estudos em um College no país.
Embora o número de novos imigrantes chegando no Canadá tenha diminuído por conta da pandemia, o governo canadense está confiante, a expectativa para este ano é receber cerca de 401 mil novos imigrantes, totalizando mais de 1 milhão de novos residentes permanentes até 2023 por meio dos diversos programas de imigração (Programas Federais e Provinciais).
PARA QUAL VISTO EU DEVO APLICAR?
Independente do programa de imigração que você vai aplicar, a primeira coisa que você tem que ter em mente são os requisitos básicos que serão analisados no seu perfil, que são: idade, grau de escolaridade, conhecimento no idioma, experiência de trabalho, adaptabilidade e também uma possível oferta de trabalho no Canadá.
Alguns programas vão exigir mais experiência e mais inglês, outros, vão pedir exatamente o contrário. Por isso, o mais importante que você tem que ter em mente quando pensar em imigração para o Canadá é o que você tem a oferecer e em qual programa você vai conseguir maior pontuação com o que já tem e, se necessário, trabalhar na melhora do seu perfil para conseguir a pontuação ideal. Quanto mais pontos você somar, mais chances você tem de ser aprovado (a) e convidado (a) a aplicar para o pedido de residência e, caso tenha aplicado para um programa provincial, aguardar a nomeação da província para dar entrada no seu pedido de residência.
TRACE UM CAMINHO POR MEIO DOS ESTUDOS
Se você não se enquadra em nenhum programa de imigração para aplicação direta pelo Express Entry ou pela província, você tem ainda a opção de traçar um plano de imigração por meio dos estudos e estudar em um College é o primeiro passo.
COLLEGE PÚBLICO
Para quem não tem nível de Inglês mínimo necessário ou não tem experiência de trabalho no país, estudar em um College Público (ou um College Privado na província de Quebec) é um caminho: ao estudar em um College Público, você soma pontos no quesito educação pelo fato de comprovar que estudou em um College elegível no país, e também por possuir um grau de escolaridade maior.
Além disso, você pode somar pontos na experiência de trabalho, já que você pode aplicar para um Post Graduation Work Permit (PGWP) – uma permissão de trabalho para pessoas que concluírem um curso superior de pelo menos 8 meses no país e ter a possibilidade de levar o cônjuge, que poderá trabalhar enquanto você estuda.
Como estudante, você tem ainda a chance de conseguir um visto de trabalho. Caso o seu empregador goste do seu trabalho e queira te contratar, ele pode te oferecer uma LMIA (Labour Market Impact Assessment), que é uma oferta de trabalho que pode te render muitos pontos no processo de imigração, independente do programa que você vai aplicar.
COLLEGE PRIVADO
O College Privado oferece cursos profissionalizantes em determinadas áreas, geralmente áreas que necessitam de mão de obra no país, com isso, você tem a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência na sua área de estudos.
A grande vantagem de optar por iniciar o caminho de imigração por meio de um college privado é que eles não exigem um nível tão elevado do idioma e o investimento é bem menor se comparado a um College Público, além disso, dependendo do college, você ainda tem a opção de parcelar o seu programa e ir pagando até a data do seu embarque, ou seja, você embarca com o seu programa totalmente quitado.
Apesar de não oferecer o PGWP (exceto na província de Quebec), estudar em um College Privado pode te ajudar no processo de imigração pelo fato de você ter a oportunidade de melhorar o nível do idioma e também ter morado no país, somando pontos no quesito do idioma e da adaptabilidade, para depois sim entrar em um College Público e continuar a sua caminhada para fazer do Canadá a sua casa.
COMO POSSO DAR O PRIMEIRO PASSO?
Quer saber se você possui perfil para os Colleges e quais são os cursos e áreas oferecidas? Deixe a sua dúvida nos comentários e um consultor especialista vai te ajudar com todas as suas dúvidas e com o planejamento completo do seu programa.
LEIA TAMBÉM:
Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025
Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.
4 países com excelente custo-benefício para você realizar o seu intercâmbio
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Por que investir em um intercâmbio pode ser o melhor passo da sua carreira?
Realizar um intercâmbio é muito mais do que uma viagem para estudar um novo idioma. Trata-se de uma experiência transformadora que traz crescimento pessoal, enriquecimento cultural e, sem dúvida, um impacto positivo na carreira.
Planos de Imigração do Canadá: o que esperar para os próximos anos?
Investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no país, principalmente pelo fato de que com as mudanças na imigração, você poderá ser beneficiado (a) estando com visto de estudante ou trabalhador temporário no país.
Estudar e trabalhar no Canadá: colleges em áreas de demanda podem transformar a sua carreira
Além de oferecer uma educação de qualidade, os Colleges no Canadá são projetados para atender às demandas do mercado de trabalho, o que aumenta a empregabilidade dos alunos. Esses cursos são ideais para quem deseja adquirir habilidades específicas e começar a trabalhar rapidamente, especialmente em setores que estão em alta demanda no país.
Canadá é classificado como o 4° melhor país do mundo
O país se destacou em áreas como qualidade de vida, empreendedorismo, propósito social e agilidade, o que contribuiu para sua alta colocação.