Orçamento Rápido

Cursos em alta demanda no Canadá que vão potencializar as suas chances de imigração

Segurança, qualidade de vida, saúde gratuita e educação de ponta são apenas alguns dos atrativos para brasileiros que decidem ir ao Canadá para fazer um curso de idiomas ou ainda estudar em um College, trabalhar e traçar um caminho até a sonhada Residência Permanente.

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho. 


Por isso, investir nos estudos em uma instituição de ensino superior no Canadá pode abrir muitas portas. Ao cursar um College, o aluno tem a oportunidade de desenvolver as principias habilidades para atuar na área, adquirir experiência de trabalho por meio de um estágio em uma empresa canadense e, dependendo da província e instituição, aplicar para o Post Graduation Work Permit (PGWP), que permite que o aluno permaneça por até mais três anos trabalhando em período integral após os estudos.

Uma das províncias que tem se mostrado uma excelente opção para quem deseja imigrar para o Canadá é Quebec, que conta com o seu próprio programa de imigração e oferece diversas vantagens para quem estuda e se profissionaliza por lá. Assim como em outros locais no Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente na cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o Inglês quanto o Francês.

 

Os Colleges e o governo investem bastante em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá, por esse motivo, há muitas oportunidades de trabalho e conseguir uma oferta de emprego pode ser muito mais fácil em comparação a outras províncias. 

 

Para te ajudar a entender as opções e como funcionam os cursos nos Colleges, listamos a seguir 4 áreas com alta demanda que vão ser a porta de entrada para quem deseja estudar, trabalhar e aplicar para imigração no país. 

INTERNATIONAL BUSINESS MANAGEMENT

Como falamos acima, os Colleges desenvolvem e investem fortemente em cursos pensados para suprir a demanda por profissionais. Dentre as profissões com alta demanda no Canadá, está a área de Business, que oferece excelentes oportunidades em vagas como Administração, Marketing, Comércio Exterior, Supply Chain, entre outras. A área tem sido uma porta de entrada para o mercado de trabalho canadense não só para estudantes da área de negócios no Brasil, mas também para quem deseja ampliar a área de atuação e iniciar uma carreira em uma profissão de demanda.

 

Você pode atuar como: Consultor de gestão empresarial; Analista de métodos de negócios; Consultor em gestão de informações em saúde; Consultor ISO; Analista de gestão; Consultor sênior de gestão de operações; Pesquisador de organização e métodos; Consultor de analise organizacional; Analista organizacional; Especialista em gerenciamento de registros, entre outros.

 

NOC: Por ser uma ampla área de atuação, os profissionais de Business podem enquadrar-se em diferentes NOCs, ampliando ainda mais a área de atuação. Listamos a seguir um dos principais NOCs que englobam a área, que é o NOC 1122 – Professional occupations in business management consulting (Ocupações na área de consultoria e gerenciamento de negócios).

 

É uma profissão regulamentada? Não 

 

Média Salarial: Segundo um levantamento realizado no Job Bank CA, trabalhando em período integral, o profissional da área pode ganhar entre $6, 075 a $9, 600 CAD (mensais), atuando em período integral em posições de Business Management consulting, por exemplo.

SUPPLY CHAIN

Além de ser uma área super em alta no Brasil, a Área de Supply Chain (Cadeia de Abastecimento Global) tem alta demanda no Canadá, principalmente em Montreal, pela sua posição como centro internacional de transporte e  logística. Prova disso é o investimento dos Colleges em cursos na área justamente para suprir essa demanda de profissionais qualificados na área de logística na cidade.

 

A área de Supply Chain é responsável por controlar todos os processos de compra de mercadoria, estoque, gerenciamento de pedidos, até a parte de logística, ou seja, como um gerente de compras, que atua como especialista global de aquisição, produção, transporte e armazenamento de produtos. 

 

O programa contempla todos os conhecimentos necessários na área, como Gestão, Gestão de estoque, Gestão de armazém, Aquisições, marketing e distribuição internacional, e também matérias voltadas à área de Tecnologia da Informação, bastante utilizada na área, com o objetivo de garantir que os alunos tenham todas as habilidades necessárias para que possam garantir a melhor contratação. 

 

Você pode atuar como: Técnico de logística; Gerente de compras; Gerente de estoque ou armazém; Agente de Importação/Exportação; Consultor de Supply Chain, Diretor de compras, Gerente de Logística da Cadeia de Suprimenros, Despachante aduaneiro, entre outros. 

 

NOC: 0113 – Purchasing managers (Gerente da cadeia de suprimentos)


É uma profissão regulamentada? Não


Média Salarial: A área de Supply Chain oferece excelente remuneração. Segundo um levantamento realizado no Job Bank CA, trabalhando em período integral, o profissional da área pode ganhar entre $65 a $90 (mil) CAD ao ano. Para profissionais que já possuem experiência e ocupam cargos mais avançados, a média salarial fica entre $ 5,800 e $ 15,000 CAD (Mensais).

MARKETING DIGITAL

Nos últimos anos, o marketing digital passou a ser necessário em empresas dos mais variados seguimentos, afinal, marcar presença na internet tornou-se essencial para alavancar as vendas e alcançar os resultados desejados. 

 

Estudar Marketing Digital em uma instituição de ensino superior no Canadá vai te abrir muitas portas. Com o curso, você terá uma base sólida em conhecimentos e habilidades de marketing digital para que você possa dominar todas as novas ferramentas e técnicas essenciais para tornar-se um estrategista de marketing. Você vai aprender também branding digital, web design, análise de dados, entre outros conhecimentos essenciais para o profissional da área.

 

Além de aprender com professores atuantes no mercado de Marketing canadense, durante o período de estudos, você tem a oportunidade de trabalhar por até 20 horas semanais e aprender na prática em empresas reais. Ao término do programa, você será direcionado (a) para um estágio em sua área, quando o College fará a sua a colocação em uma vaga de estágio e prestará todo o auxílio na elaboração do currículo e orientação para o sucesso no mercado de trabalho

 

Você pode atuar como: Coordenador de mídia; Coordenador de Marketing Digital; Gerente de Marketing Digital, Gerente de Mídias, Social Media, Redator, Consultor de publicidade, entre outros.

 

NOC: A área de Digital Marketing proporciona atuação em diferentes frentes do Marketing, mas separamos a seguir o NOC: 1123 – Professional occupations in advertising, marketing and public relations (Profissional de Publicidade, Marketing e Relações Públicas).

 

É uma profissão regulamentada? Não

 

Média Salarial: Outro ponto positivo para quem deseja atuar na área de Digital Marketing no Canadá, é a faixa salarial. Segundo um levantamento realizado no Job Bank CA, um coordenador de Marketing faz, em média, $ 4,872 a $ 8,307 CAD (Mensais) trabalhando em período integral. 

EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA

Com o avanço da tecnologia e da necessidade das empresas marcarem presença online, novos aplicativos surgem a cada dia. Com os novos hábitos de trazer negócios para o mundo digital, novas frentes de trabalho são criadas, e o curso de empreendedorismo e tecnologia vem para ajudar novos profissionais a trilharem um caminho de sucesso na área de Business justamente por aliar os conhecimentos de negócios ao mundo digital. 

 

Os profissionais empreendedores em tecnologia encontram oportunidades em diversos contextos que abrangem o teletrabalho. O papel do profissional é usar as novas tecnologias disponíveis para potencializar a abertura de novos negócios, estabelecer novas políticas dentro das empresas já existentes, gerenciar o crescimento de uma empresa e pensar sempre nos próximos passos para garantir o sucesso da instituição. 

 

Você pode atuar como: Por abranger a área de Business, o profissional da área pode atuar como Gerente de Negócios, Gerente de Projetos, Diretor Administrativo, entre outras áreas, principalmente em empresas ligadas à tecnologia da informação.

 

NOC: 1221 – Administrative officers (Profissionais da área administrativa) 

 

É uma profissão regulamentada? Não 

Média Salarial: Além de possibilitar atuação em diferentes frentes da área de Business, o profissional da área Administrativa ganha, em média, entre $4,230 e $6,560 (mensais) trabalhando em período integral. 

 

BENEFÍCIOS DE COLLEGE PÚBLICO EM COLLEGE PRIVADO

Ao estudar em um dos cursos mencionados acima, você garante benefícios de College Público, mesmo estudando em College Privado, como o direito ao Post Graduation Work Permit (PGWP), que permite que você permaneça no Canadá após os estudos trabalhando em período integral.

 

Geralmente, para ter direito ao PGWP e do Open Work Permit para o cônjuge (que pode trabalhar em período integral enquanto você estuda), você precisa estar matriculado em College Público ou Universidade, que, além de exigir níveis mais avançados do idioma, requerem um investimento maior em relação aos Colleges Privados. 

 

Mas, como toda regra tem uma exceção, na província de Quebec, mesmo estudando em um College Privado, que requer um investimento menor em comparação aos outros Colleges Públicos e universidades, o aluno garante os mesmos benefícios, o que potencializa as chances de quem pretende aplicar para um programa de imigração.

 

Durante o período de curso, o aluno tem autorização de trabalho de até 20 horas semanais (quando terá a oportunidade de aprender com profissionais da área em uma empresa canadense). Ao concluir o College, cada estudante tem até 180 dias para aplicar para o PGWP.

 

Com essa autorização, os alunos podem trabalhar em período integral por mais alguns anos no país (Até 3 anos, dependendo do programa), o que potencializa as chances de aplicar para um dos programas de imigração. Lembrando que durante esse período de PGWP, o cônjuge também poderá trabalhar em período integral e os filhos poderão continuar em uma instituição de ensino canadanse.

TRILHE O SEU CAMINHO ATÉ A RESIDÊNCIA PERMANENTE

Se você deseja aplicar para um dos programas de imigração, você potencializa ainda mais as suas chances pelo fato de ter se formado em uma instituição de ensino designada no país e ter aprendido e atuado em empresas canadenses, além de comprovar a experiência de trabalho durante o PGWP.

 

Além de optar por aplicar para imigração por meio dos programas provinciais, você tem ainda a oportunidade de aplicar para um programa de imigração pelo Express Entry. E o momento é oportuno, afinal, o Canadá tem excelentes planos de imigração para a Recuperação econômica do país. 

 

O Plano de Níveis de Imigração 2022 – 2024 prevê receber (só este ano) 432 mil novos imigrantes. Nos próximos três anos, o país terá como alvo receber  431.645 residentes permanentes em 2022, 447.055 residentes permanentes em 2023 e 451.000 residentes permanentes em 2024. 

COMO DAR O PRIMEIRO PASSO?

Antes de escolher o seu College e curso, é muito importante definir bem os seus objetivos para que você potencialize ao máximo a sua experiência. Pesquise bem sobre o destino, as opções de curso, o mercado de trabalho na sua área e, caso deseje aplicar para um programa de imigração, entenda bem as opções que você tem para entrar com um pedido de residência permanente no país após os estudos. A primeira coisa que você tem que ter em mente no momento de escolher o seu College é que existem instituições de ensino públicas e privadas. Como vimos, no Canadá, tanto as instituições públicas, quanto as privadas são pagas, o que vai diferenciar uma da outra são os cursos oferecidos, valores dos programas, nível de idioma exigido e direito ao PGWP, como no caso da província de Quebec, onde as instituições oferecem diferenciais que podem potencializar as suas chances de imigrar. 

 

Trabalhamos com diversas instituições de ensino em Quebec e em todo o Canadá, e um dos nossos conselheiros educacionais pode te ajudar a encontrar a melhor opção para você e traçar um plano de estudos até a sua sonhada residência permanente no Canadá. 

 

Se você tem interesse, comenta aqui qual o curso que faz mais sentido para você e um dos nossos conselheiros vai te ajudar com todas as suas dúvidas. 

LEIA TAMBÉM

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense

Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.

O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Confira a matéria completa e saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o seu teste!

Read More »

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá 

Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

Read More »