Por Jhony Hebert
“Eu decidi fazer um intercâmbio porque tinha certeza que seria uma oportunidade de crescer tanto pessoalmente como profissionalmente! E sim cresci! Você muda após um intercâmbio!
Conhecer toronto foi viver um sonho de criança, a cidade em si é muito além do que eu imaginava! O intercâmbio foi a maior experiência da minha vida! Tive o gosto de vivenciar e ter uma rotina canadense por um mês e foi melhor do que eu imaginava!
O aprendizado era a todo instante (Na host family, na escola, com os amigos, turistando, em compras no mercado, refeições em restaurantes, ao pedir informações, enfim… a todo instante eu tinha contato com o Inglês. A imersão foi imensa e meu aprendizado foi fantástico!
A adaptação à cultura e aos costumes foi fantástica, igual ao aprendizado da língua! Não tive dificuldade na adaptação à cultura, afinal, o Canadá é um país de primeiro mundo! A adaptação foi fácil, o maior desafio era o frio e a neve, já que nunca havia visto neve antes!
O que mais gostei no intercâmbio foi a forma na qual eu fiz amizade com pessoas do mundo todo. O intercâmbio contribuiu muito
O intercâmbio contribuiu não só com a minha vida pessoal, já que me tornei mais independente, afinal, nunca havia viajado sozinho, nem mesmo tive alguma experiência internacional, foi tudo novo. Mas também com a minha carreira profissional, já que agora estou apto a competir para diversas áreas na minha área.
Uma das coisas mais bacanas de fazer um intercâmbio é justamente a imersão. Antes de fazer o intercâmbio, confesso que estava um pouco inseguro em relação ao meu nível de Inglês, por ser também a primeira vez que viajava sozinho, no entanto, chegando lá, descobri uma capacidade maior do que eu imaginava, fiz muitas amizades, conversava todos os dias com minha host, falava sem medo, foi impressionante!
Se você sonha em fazer um intercâmbio, faça! Tenho certeza que a vida de alguém que fez intercâmbio nunca mais se torna a mesma! São experiências que marcam! Experiências incríveis.
Com certeza eu farei outro intercâmbio, talvez agora eu fique mais tempo. Já estou aconselhando meus amigos a saírem da zona de conforto e ter a oportunidade de conhecer uma outra realidade.”