Por Tayná Brito Dos Santos
“Conhecer Toronto foi uma experiência incrível, me senti em um sonho! Era como estar vivendo um filme. Foi o meu primeiro intercâmbio e, além de aprender muito Inglês, o intercâmbio contribuiu muito principalmente para a minha vida pessoal e profissional.
Esse foi o meu primeiro intercâmbio. Eu decidi viver essa experiência para aperfeiçoar o Inglês com nativos, além conhecer uma nova cultura e fazer novos amigos, e a experiência foi perfeita! Toronto é uma cidade receptiva com turistas. Todos os dias foram repletos de aprendizagem.
Eu já havia pesquisado um pouco sobre a cultura canadense para não desrespeitá-la. Não foi difícil me adaptar em uma cidade com tantos lugares para conhecer e tão organizada.
Os primeiros dias foram mais difíceis de entender o Inglês, mas logo ficou mais fácil.
A troca cultural durante o meu intercâmbio foi incrível! Uma das coisas que mais gostei foi a oportunidade de conhecer novas pessoas. Havia pessoas
de todas as partes do mundo, dispostas a apresentar seus hábitos e desconstruir pré-conceitos que muitas vezes desenvolvemos.
Com o intercâmbio, aprendi a amar minha própria companhia, desenvolvi autoconhecimento e passei a resolver os imprevistos que podiam surgir com dinamismo e criatividade, sozinha.!
Aprendi a conviver em equipe, com pessoas muito diferentes, diminuindo a timidez. A minha comunicação melhorou em vários níveis (inclusive o Português). Perdi os receios de estar sozinha e aprendi a ser mais sociável. Sair da nossa zona de conforto nos transforma e permitiu que eu me reinventasse todos os dias, para minha melhor versão.
Todos os dias eu conheci novos lugares e pessoas, e aprendi muito. Um evento marcante foi viajar pra Ottawa, Montreal e Quebec, apesar do frio intenso, são cidades lindas! Jantar na CN Tower e apreciar o pôr do sol na Toronto Islands, também foram experiências marcantes!
Se você sonha em fazer um intercâmbio, a minha dica é: Planejamento! Pesquise sobre o clima, cultura, preços, transportes disponíveis, pontos turísticos. Acredito que a organização é a melhor dica, auxiliando inclusive a diminuir a ansiedade inerente a uma viagem para lugares novos.
Sem dúvidas faria um novo intercâmbio! Vale cada segundo!”