Orçamento Rápido

Como potencializar as suas chances de conseguir um trabalho no Canadá com o LinkedIn

Assim como acontece no Brasil, no Canadá é comum que grandes empresas contratem agências de recrutamento para fazer a busca de candidatos. Essas agências são responsáveis por encontrar esses candidatos, fazer uma pré-seleção e encaminhar para as empresas, e sabe qual uma das ferramentas mais utilizada pelas agências de recrutamento no Canadá? 

 

Acertou se disse LinkedIn! Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Right Management, 93% recrutadores nos Estados Unidos e Canadá consideram o LinkedIn a principal rede para seleção de candidatos. Só em 2021, mais de 40 milhões de pessoas usaram a plataforma para pesquisar vagas todas as semanas.  

 

Com mais de 720 milhões de membros, a plataforma vai muito além de uma rede social para acompanhar as tendências do mundo corporativo. É hoje uma importante ferramenta não só para as empresas que buscam candidatos, mas para profissionais que desejam uma nova colocação no mercado de trabalho, principalmente aqueles quem buscam uma oportunidade internacional. 

 

Totalmente focada no mercado de trabalho, a rede permite que cada usuário tenha um perfil profissional, onde é possível classificar as experiências profissionais, qualificações e habilidades relevantes para o mercado de trabalho. 

 

O próprio formato da rede, que disponibiliza as informações já em forma de currículo, facilita que o perfil seja visualizado e selecionado, principalmente no Canadá, onde as empresas estão em constante busca de  novos candidatos, uma excelente oportunidade para estudantes internacionais que desejam iniciar a carreira no país. 

POR QUE MANTER UM PERFIL ATIVO NO LINKEDIN?

Apesar de saírem do Brasil com autorização de trabalho, muitos estudantes têm de lidar com a realidade de que ainda não possuem uma rede profissional no Canadá, e o LinkedIn torna-se importante aliado desses estudantes, que apostam na rede para criar conexões e ir em busca de novas oportunidades. 

 

Pelo fato da plataforma possibilitar criar conexões, você tem a oportunidade de ir construindo a sua rede gradualmente, que será constituída de estudantes como você e também profissionais da sua área de interesse, potencializando as chances de receber uma indicação entre as suas conexões. 

 

A ferramenta é tão importante para a contratação de estudantes internacionais que as próprias instituições de ensino (por meio do Career Centre), disponibilizam conteúdos voltados para o mercado de trabalho canadense e sobre a construção de um perfil na rede, além de auxiliar esses novos profissionais a deixarem o perfil mais atrativo para as empresas no Canadá, onde o número de usuários chega a 17 milhões. 

 

Outra grande vantagem de manter um perfil na rede é o fato de que você pode entrar em contato com as empresas que estão recrutando. Muito mais que apenas disponibilizar o seu perfil, você tem a oportunidade de enviar uma mensagem personalizada para o responsável pelo recrutamento informando que se candidatou à vaga e está à disposição, o que é totalmente normal no país e potencializa as chances de você ser notado pela empresa. Caso tenha alguma conexão em comum, essa é a hora de compartilhar, daí a importância de ir fazendo as conexões.

NÃO BASTE APENAS MANTER UM PERFIL NO LINKEDIN

Muito mais que manter um perfil profissional atualizado, para que você tenha sucesso ao utilizar a rede, é importante que você direcione o seu perfil para a área que deseja atuar, começando pelas suas experiências e qualificações, que devem estar relacionadas com a área que deseja se candidatar. 

 

As páginas e grupos também são excelentes para você fazer o seu perfil crescer. Curta páginas e participe de grupos que tenham a ver com a sua área de atuação. Um fator muito determinante para o seu perfil é o engajamento. Quanto mais você interagir na rede, você potencializa as suas chances do seu perfil se destacar. 

 

Outro fato importantíssimo é o idioma do seu perfil. Se você está no Canadá ou já está em busca de oportunidades desde o Brasil, é imprescindível que o seu perfil esteja em inglês ou francês (dependendo da província), potencializando as chances de uma empresa canadense visualizar o seu perfil. 

 

Para te ajudar, listamos a seguir algumas dicas rápidas e simples para você já aplicar no seu perfil e potencializar as suas chances de sucesso em uma colocação no mercado de trabalho canadense. Confira: 

Mantenha o seu perfil profissional atualizado

Quanto mais atualizações você tiver, mais relevante o seu perfil ficará para as empresas que estão em busca de oportunidades.

 

Uma foto profissional potencializa as chances do seu perfil ser visualizado Uma boa foto aumenta as chances do seu perfil ser visualizado em 80%. Muita atenção com a foto, ela deve ser tirada em um fundo neutro e você deverá estar com a vestimenta adequada.

 

Título profissional Além de resumir o que você faz, o seu título profissional deve ser atrativo. É muito importante que você exprima a ideia do que você faz já no título (que vai ser onde o empregador vai bater o olho e decidir se você se enquadra na vaga oferecida).

 

Resumo profissional Capriche no seu resumo profissional! Destaque as suas principais habilidades e qualificações, algo que desperte interesse no recrutador.

 

Competências profissionais 

Atualize as suas competências profissionais de acordo com a área de interesse. Você pode apresentar até 50 competências e dar destaque para três delas.

 

Palavras-chave

Ao utilizar palavras-chave você otimiza o seu perfil, por isso, use palavras que tenham a ver com o seu perfil profissional e as atividades que você desenvolve. Ao fazer isso, o seu perfil ficará visível aos recrutadores durante as buscas por novos candidatos com as características citadas por você.

 

Interação é tudo! Para fazer o seu perfil crescer, é importantíssimo que você passe a se conectar com pessoas, empresas e grupos que tenham a ver com o seu perfil profissional. Quanto mais conteúdo relacionado à sua área você compartilhar e criar, mais você se mostrará relevante e acessível. Recomendações de colegas de trabalho, gerentes e supervisores são ótimas para deixar o seu perfil mais atraente e melhora muito a sua imagem profissional.

 

WORKSHOP LINKEDIN

Se você aplicou para um programa de estudo e trabalho no Canadá e já quer se preparar para as oportunidades no país, nós podemos te ajudar com tudo!

 

Por meio do nosso Workshop de LinkedIn, ministrado por Bárbara Lopes, você terá acesso a um conteúdo exclusivo que vai te ajudar a entender como a rede funciona e como você pode deixar o seu perfil mais atrativo aos olhares dos empregadores americanos. 

LEIA TAMBÉM:

Estude em uma dessas áreas e potencialize as suas chances de imigrar para o Canadá

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

 “No intercâmbio vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida!”

O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.

Read More »