
Como imigrar para o Canadá em 2022
Apesar da pandemia, 2021 foi um ano muito importante para a imigração no Canadá, recebeu em todo o ano mais de 400 novos imigrantes para compensar o déficit e garantir que o país tenha mão de obra necessária para preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.
Os números fazem parte do Plano de Nível de Imigração 2021 – 2023, que este ano prevê receber mais de 411.000 novos residentes permanentes. Após atingir um recorde para convite de novos residentes permanentes pelo período de um ano, o Canadá mostra que ainda é uma excelente opção para quem deseja imigrar e, além de flexibilizar os NOCs para determinados programas de imigração, o IRCC já começou o ano fazendo chamadas, que devem ocorrer ao longo de todo o ano para que o plano de imigração seja cumprido.
Se você deseja aplicar para um programa de imigração, mas não sabe por onde começar, confira nesse Post as opções e os caminhos que você pode trilhar por meio dos programas de estudo e trabalho. Os caminhos e as opções são muitas, são mais de 100 processos de imigração, que vão desde os programas federais, que abrangem o Canadá todo, até os programas provinciais, que são de regiões específicas.
O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE APLICAR?
Há duas formas de dar entrada no seu processo de imigração para o Canadá: a primeira delas é ir para o país com um visto temporário, geralmente um visto de estudante, tendo como objetivo estudar em um College público (que te dá a permissão de estudar e trabalhar no país) e, com isso, somar mais pontos para ser elegível para dar entrada no seu processo de lá mesmo. E a segunda opção é fazer todo o seu processo do Brasil, por meio de um dos programas federais ou provinciais, caso você já tenha o perfil exigido. Os Programas Federais são o que chamamos de One Step Program (Programa de um passo), que é quando você faz a sua inscrição diretamente para conseguir a residência permanente em um passo só. Além de poder escolher qualquer lugar do Canadá para morar, outra vantagem dos programas federais é o custo, pois a comprovação de renda e o investimento financeiro são bem menores em comparação a outros programas. Outra grande vantagem dos programas federais é a rapidez do processo, que consiste na inscrição, convite para aplicação e pedido de residência. Porém, é importante destacar que, justamente por ser um programa bastante procurado, a concorrência acaba sendo maior e, para destacar-se e pontuar mais, você vai precisar construir melhor o seu perfil.
Já os programas Provinciais, são o que chamamos de Two Step Program (Programa de dois passos). Você aplica para uma província específica e, ao ser nomeado pela província, aplica para o pedido de residência permanente. Ou seja, é como se você solicitasse um pedido de residência na província primeiro e, tendo uma resposta positiva, tem o direito de pedir a permanência no país em si. A grande vantagem dos programas provinciais é que eles são menos concorridos e suas chances de conseguir uma nomeação são muito maiores, se comparadas aos programas federais. Porém, é importante lembrar que você deve se estabelecer na província que escolheu e aplicou
EXPRESS ENTRY
O Express Entry é um sistema usado pelo governo canadense para gerenciar pedidos de residência permanente no Canadá, que utiliza um sistema de pontuação dos applications para os programas federais Skilled Worker, Skilled Trades e Canadian Experience, além de ser válido para os alguns programas provinciais também.
O primeiro passo para saber se você é elegível para o Express Entry, é responder um questionário que vai analisar alguns dos requisitos como idade, grau de escolaridade, experiência profissional, nível de Inglês, entre outros. Esses quesitos somam pontos, e, caso você atinja a pontuação mínima de 67 pontos de um total de 100, você pode dar entrada na sua aplicação e deixar o seu application ativo no sistema.
PROGRAMAS PROVINCIAIS - PROVÍNCIA DE QUEBEC
Uma das províncias que tem se mostrado uma excelente opção para quem deseja imigrar para o Canadá é Quebec, que conta com o seu próprio programa de imigração e oferece diversas vantagens para quem estuda e se profissionaliza na província.
Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o Inglês quanto o Francês. Diante disso, há muitas oportunidades de trabalho, e conseguir uma oferta de emprego pode ser muito mais fácil em comparação a outras províncias. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá. A província possui regras diferenciadas que podem ser verdadeiras vantagens em comparação a outras províncias canadenses, como o direito ao PGWP mesmo estudando em um College Privado, o direito de levar o cônjuge e até o benefício da Francização, quando o governo vai te pagar um subsídio para que você possa aprender Francês.
VANTAGENS DE ESTUDAR EM MONTREAL - QUEBEC
Como falamos acima, Quebec conta com muitas regras específicas que podem facilitar o processo de imigração para quem deseja se estabelecer por lá: o PGWP, o Open Work Permit e o direito a educação gratuita para os filhos são apenas algumas delas. Para te ajudar a entender melhor as suas chances, listamos a seguir as principais vantagens de cursar um College por lá, confira:
Autorização de trabalho – Durante o seu período de estudos, você tem direito a trabalhar na sua área por até 20h semanais, além de ter o direito de trabalhar até 40h semanais durante as suas férias em outras áreas, se desejar.
PGWP – Após a conclusão de um curso em um College Privado em Montreal, você pode solicitar o PGWP – Post Graduation Work Permit (que é um visto de trabalho que te permite trabalhar por até mais 3 anos no país após concluir o seu curso) dependendo do período do seu curso. Cônjuge e filhos – Durante o seu período de estudos, o seu cônjuge pode trabalhar legalmente no país por período integral, além disso, caso você tenha filhos, eles podem estudar em instituições de ensino públicas gratuitamente e terão acesso ao serviço de saúde gratuito.
Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College Privado em Montreal pode te ajudar a pontuar mais em dois requisitos: educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo PGWP, além de potencializar as suas chances de conseguir uma oferta de trabalho e acelerar o seu processo de imigração pela necessidade de mão de obra qualificada.
MONTREAL - QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE IMIGRAÇÃO
Ao cursar um College no Canadá, além de adquirir experiência profissional e aprender com profissionais do mercado, você terá a oportunidade de estagiar na sua área de atuação e ainda adquirir experiência profissional por meio do Post Graduation Work Permit (PGWP), com isso, você abre muitas portas e vamos detalhar a seguir os caminhos que você pode trilhar:
ESTUDO - EXPERIÊNCIA DE TRABALHO (PGWP) - APLICAÇÃO PARA IMIGRAÇÃO - RESIDÊNCIA PERMANENTE

Se você quer traçar um caminho de imigração, mas não sabe nem por onde começar, nós podemos te ajudar com tudo! Aplicar para um college e ter a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência de trabalho no Canadá é o primeiro passo. Agende a sua consultoria online gratuita e nós vamos te ajudar com tudo!
LEIA TAMBÉM:

“No intercâmbio é tudo encantador e mágico. Toronto ganhou meu coração”
Para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio, estejam abertos a novas experiências e vão sem medo. Se a preocupação for o inglês, o máximo que vai acontecer é alguém pedir para você repetir.

Como potencializar as suas chances de conseguir um trabalho no Canadá com o LinkedIn
Com mais de 720 milhões de membros, a plataforma vai muito além de uma rede social para acompanhar as tendências do mundo corporativo. É hoje uma importante ferramenta não só para as empresas que buscam candidatos, mas para profissionais que desejam uma nova colocação no mercado de trabalho, principalmente aqueles quem buscam uma oportunidade internacional.

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense
Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.
O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Confira a matéria completa e saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o seu teste!

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá
Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

Cursos em alta demanda no Canadá que vão potencializar as suas chances de imigração
Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Invista em uma das áreas que mais contratam no Canadá
Dentre as profissões com alta demanda no Canadá, está a área de Business, que oferece excelentes oportunidades em vagas como Administração, Marketing, Comércio Exterior, Supply Chain, entre outras. A área tem sido uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho canadense não só para estudantes da área de negócios no Brasil, mas também para quem deseja ampliar a área de atuação e apostar na carreira em uma profissão de demanda no Canadá.