Orçamento Rápido

Como imigrar para o Canadá em 2022

Apesar da pandemia, 2021 foi um ano muito importante para a imigração no Canadá, recebeu em todo o ano mais de 400 novos imigrantes para compensar o déficit e garantir que o país tenha mão de obra necessária para preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

 

Os números fazem parte do Plano de Nível de Imigração 2021 – 2023, que este ano prevê receber mais de 411.000 novos residentes permanentes. Após atingir um recorde para convite de novos residentes permanentes pelo período de um ano, o Canadá mostra que ainda é uma excelente opção para quem deseja imigrar e, além de flexibilizar os NOCs para determinados programas de imigração, o IRCC já começou o ano fazendo chamadas, que devem ocorrer ao longo de todo o ano para que o plano de imigração seja cumprido.

 

Se você deseja aplicar para um programa de imigração, mas não sabe por onde começar, confira nesse Post as opções e os caminhos que você pode trilhar por meio dos programas de estudo e trabalho. Os caminhos e as opções são muitas, são mais de 100 processos de imigração, que vão desde os programas federais, que abrangem o Canadá todo, até os programas provinciais, que são de regiões específicas.

O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE APLICAR?

Há duas formas de dar entrada no seu processo de imigração para o Canadá: a primeira delas é ir para o país com um visto temporário, geralmente um visto de estudante, tendo como objetivo estudar em um College público (que te dá a permissão de estudar e trabalhar no país) e, com isso, somar mais pontos para ser elegível para dar entrada no seu processo de lá mesmo.  E a segunda opção é fazer todo o seu processo do Brasil, por meio de um dos programas federais ou provinciais, caso você já tenha o perfil exigido. Os Programas Federais são o que chamamos de One Step Program (Programa de um passo), que é quando você faz a sua inscrição diretamente para conseguir a residência permanente em um passo só. Além de poder escolher qualquer lugar do Canadá para morar, outra vantagem dos programas federais é o custo, pois a comprovação de renda e o investimento financeiro são bem menores em comparação a outros programas.  Outra grande vantagem dos programas federais é a rapidez do processo, que consiste na inscrição, convite para aplicação e pedido de residência. Porém, é importante destacar que, justamente por ser um programa bastante procurado, a concorrência acaba sendo maior e, para destacar-se e pontuar mais, você vai precisar construir melhor o seu perfil. 

 

Já os programas Provinciais, são o que chamamos de Two Step Program (Programa de dois passos). Você aplica para uma província específica e, ao ser nomeado pela província, aplica para o pedido de residência permanente. Ou seja, é como se você solicitasse um pedido de residência na província primeiro e, tendo uma resposta positiva, tem o direito de pedir a permanência no país em si. A grande vantagem dos programas provinciais é que eles são menos concorridos e suas chances de conseguir uma nomeação são muito maiores, se comparadas aos programas federais. Porém, é importante lembrar que você deve se estabelecer na província que escolheu e aplicou

EXPRESS ENTRY

O Express Entry é um sistema usado pelo governo canadense para gerenciar pedidos de residência permanente no Canadá, que utiliza um sistema de pontuação dos applications para os programas federais Skilled Worker, Skilled Trades e Canadian Experience, além de ser válido para os alguns programas provinciais também.

 

O primeiro passo para saber se você é elegível para o Express Entry, é responder um questionário que vai analisar alguns dos requisitos como idade, grau de escolaridade, experiência profissional, nível de Inglês, entre outros. Esses quesitos somam pontos, e, caso você atinja a pontuação mínima de 67 pontos de um total de 100, você pode dar entrada na sua aplicação e deixar o seu application ativo no sistema.

PROGRAMAS PROVINCIAIS - PROVÍNCIA DE QUEBEC

Uma das províncias que tem se mostrado uma excelente opção para quem deseja imigrar para o Canadá é Quebec, que conta com o seu próprio programa de imigração e oferece diversas vantagens para quem estuda e se profissionaliza na província.

Assim como outras províncias do Canadá, Quebec também sofre com a falta de mão de obra qualificada, principalmente a cidade de Montreal, que é uma cidade bilíngue e está sempre em busca de profissionais que falam tanto o Inglês quanto o Francês. Diante disso, há muitas oportunidades de trabalho, e conseguir uma oferta de emprego pode ser muito mais fácil em comparação a outras províncias. Os Colleges e até o governo investem em cursos e programas de imigração voltados a estudantes que concluem a educação superior na província justamente para que eles possam se qualificar profissionalmente e queiram se estabelecer por lá. A província possui regras diferenciadas que podem ser verdadeiras vantagens em comparação a outras províncias canadenses, como o direito ao PGWP mesmo estudando em um College Privado, o direito de levar o cônjuge e até o benefício da Francização, quando o governo vai te pagar um subsídio para que você possa aprender Francês.

VANTAGENS DE ESTUDAR EM MONTREAL - QUEBEC

Como falamos acima, Quebec conta com muitas regras específicas que podem facilitar o processo de imigração para quem deseja se estabelecer por lá: o PGWP,  o Open Work Permit e o direito a educação gratuita para os filhos são apenas algumas delas. Para te ajudar a entender melhor as suas chances, listamos a seguir as principais vantagens de cursar um College por lá, confira:

Autorização de trabalho – Durante o seu período de estudos, você tem direito a trabalhar na sua área por até 20h semanais, além de ter o direito de trabalhar até 40h semanais durante as suas férias em outras áreas, se desejar. 

PGWP – Após a conclusão de um curso em um College Privado em Montreal, você pode solicitar o PGWP – Post Graduation Work Permit (que é um visto de trabalho que te permite trabalhar por até mais 3 anos no país após concluir o seu curso) dependendo do período do seu curso. Cônjuge e filhos – Durante o seu período de estudos, o seu cônjuge pode trabalhar legalmente no país por período integral, além disso, caso você tenha filhos, eles podem estudar em instituições de ensino públicas gratuitamente e terão acesso ao serviço de saúde gratuito.

Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College Privado em Montreal pode te ajudar a pontuar mais em dois requisitos: educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo PGWP, além de potencializar as suas chances de conseguir uma oferta de trabalho e acelerar o seu processo de imigração pela necessidade de mão de obra qualificada.

MONTREAL - QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE IMIGRAÇÃO

Ao cursar um College no Canadá, além de adquirir experiência profissional e aprender com profissionais do mercado, você terá a oportunidade de estagiar na sua área de atuação e ainda adquirir experiência profissional por meio do Post Graduation Work Permit (PGWP), com isso, você abre muitas portas e vamos detalhar a seguir os caminhos que você pode trilhar:

ESTUDO - EXPERIÊNCIA DE TRABALHO (PGWP) - APLICAÇÃO PARA IMIGRAÇÃO - RESIDÊNCIA PERMANENTE

 

Se você quer traçar um caminho de imigração, mas não sabe nem por onde começar, nós podemos te ajudar com tudo! Aplicar para um college e ter a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência de trabalho no Canadá é o primeiro passo. Agende a sua consultoria online gratuita e nós vamos te ajudar com tudo! 

LEIA TAMBÉM:

Saiba tudo sobre o teste de inglês para entrar em um College canadense

Entre os pré-requisitos básicos para entrar em um College, estão a conclusão do ensino médio, a idade mínima exigida e a proficiência no idioma, que também é motivo de dúvida entre os estudantes.

O nível do idioma exigido depende de muitos fatores como: se a instituição é pública ou privada; se está instalada em uma província inglesa ou francesa ou o tipo de curso. Confira a matéria completa e saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o seu teste!

Read More »

Profissões: tudo o que você precisa saber sobre a área de enfermagem no Canadá 

Assim como no Brasil e em outras partes do mundo, com a pandemia, o Canadá também sofreu com a falta de profissionais da área da saúde. Para suprir a necessidade por enfermeiros e outros profissionais da área, o país abriu novas frentes de trabalho, melhorou a faixa salarial e criou também programas de imigração exclusivos para atrair novos imigrantes que desejam atuar no país.

Read More »

Cursos em alta demanda no Canadá que vão potencializar as suas chances de imigração

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

Invista em uma das áreas que mais contratam no Canadá

Dentre as profissões com alta demanda no Canadá, está a área de Business, que oferece excelentes oportunidades em vagas como Administração, Marketing, Comércio Exterior, Supply Chain, entre outras. A área tem sido uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho canadense não só para estudantes da área de negócios no Brasil, mas também para quem deseja ampliar a área de atuação e apostar na carreira em uma profissão de demanda no Canadá.

Read More »

 [nps-computy]