Fotos Blog (13)

Como funcionam os intercâmbios de estudo e trabalho no Canadá?

Além de ser um dos melhores destinos para intercambistas que viajam todos os anos para o país para aprender o idioma, o Canadá oferece também diversas oportunidades para quem quer aliar o aprendizado do idioma à oportunidade de trabalhar legalmente e adquirir experiência de trabalho no mercado internacional. 

Se você está pensando em realizar um intercâmbio de estudo e trabalho, deve considerar o Canadá, que além de excelente qualidade de vida, oferece também algumas das melhores instituições de ensino do mundo e um dos melhores custos de vida para estudantes internacionais. 

Para estudar e trabalhar legalmente no Canadá, você deve matricular-se em um dos programas de estudo e trabalho oferecidos pelos Colleges Privados, cujo foco são cursos em áreas como atendimento ao cliente, marketing, tecnologia da informação, entre outras áreas que necessitam de mão de obra qualificada. A grande vantagem é que, além de qualificar-se em uma nova área, você tem a oportunidade de trabalhar no país e ganhar um salário em dólar.

Como são os programas de estudo e trabalho?

 

Oferecidos pelos Colleges, os programas de estudo e trabalho permitem que você estude em determinada área e possa colocar todo o aprendizado em prática por meio do estágio obrigatório (Co-op). O mais bacana é que muitas escolas fazem o encaminhamento do aluno para as vagas e, mesmo que não garantam o estágio, ajudam o aluno para que ele tenha sucesso na busca por uma oportunidade de trabalho no país.

Como são os salários no Canadá?

É importante que você entenda que no Canadá o salário mínimo não é fixo para todo o país, como funciona no Brasil. Por lá, o salário vai variar de acordo com a província onde você está, que varía de $12 a $15 dólares canadenses por hora. 

Ou seja, esse é o valor mínimo por cada hora trabalhada e você pode receber mais, dependendo do tipo de emprego que conseguir. Lembrando que você pode trabalhar até 20 horas semanais durante o período de aulas e até 40 horas semanais durante o período de férias.

É importante atentar-se a um detalhe: aqui no Brasil, estamos acostumados a receber o salário por mês, já no Canadá, funciona de uma forma diferente. Se você contratar um intercâmbio de estudo e trabalho no país, você vai receber o seu salário a cada semana. Além disso, você recebe por hora trabalhada, ou seja, se você trabalhar mais, recebe mais. E o ponto positivo de tudo isso é que você determina quantas horas quer trabalhar (e acordo com o que é permitido aos estudantes). 

Qual a duração dos programas de estudo e trabalho?

A duração dos programas vai variar de acordo com cada curso, que pode durar de 6 meses a 2 anos. Geralmente, você estuda por um período e cumpre o estágio obrigatório (Co-op) em outro. Em alguns casos, pode acontecer das aulas serem intercaladas com o estágio e algumas semanas de férias.

O mais bacana é que durante as férias você tem a oportunidade de trabalhar por até 40 horas semanais em outras áreas, se desejar. Áreas como as serviço e atendimento ao cliente, por exemplo, são ótimas opções para quem quer aproveitar esse período para trabalhar e juntar uma graninha extra. 

QUEM PODE FAZER UM INTERCÂMBIO DE ESTUDO E TRABALHO NO CANADÁ?

Para participar dos programas de estudo e trabalho no Canadá, você precisa ser maior de 18 e ter concluído o ensino médio. O nível de Inglês vai depender do College, mas é importante destacar que, geralmente, os Colleges exigem a partir de um nível intermediário que pode ser comprovado por meio de um teste de proficiência ou por meio do teste de inglês do próprio College. 

Caso você ainda não atinja o nível, você tem a opção de entrar em um curso de idiomas por algumas semanas e, ao atingir o nível, matricular-se em um programa em um college já lá do Canadá. 

Quer saber se você é elegível para um programa de estudo e trabalho? Nos envie um inbox para realizar o nosso Teste de Inglês e conhecer as nossas opções de cursos! 

Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?