Se você está pensando em aplicar para um processo de imigração atrelado ao Express Entry, temos uma excelente notícia! O ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania canadense, anunciou na última semana que os candidatos aos processos de imigração que falam não só Inglês, mas também provarem proficiência no Francês, receberão pontos adicionais no Express Entry.
A mudança tem por objetivo ajudar a cumprir o compromisso do governo de atingir a meta de 4,4% de admissões de imigrantes de língua francesa fora de Quebec até 2023.
Com a mudança, o número atual de pontos aumentará de 15 para 25 para os candidatos que falam Francês e de 30 para 50 para os que falam Inglês e Francês no sistema do Express Entry.
O QUE É O EXPRESS ENTRY?
O Express Entry é um sistema usado pelo governo canadense para gerenciar pedidos de residência permanente no Canadá, que utiliza um sistema de pontuação dos applications para os programas federais Skilled Worker, Skilled Trades e Canadian Experience, além de ser válido para os alguns programas provinciais também.
COMO SABER SE TENHO O PERFIL?
O primeiro passo para saber se você é elegível para o Express Entry, é responder um questionário que vai analisar alguns dos requisitos como idade, grau de escolaridade, experiência profissional, nível de Inglês, entre outros.
Esses quesitos somam pontos, e, caso você atinja a pontuação mínima de 67 pontos de um total de 100, você pode dar entrada na sua aplicação e deixar o seu application ativo no sistema.
Além dos requisitos citados acima para os três programas, existem ainda alguns fatores que podem te ajudar bastante na sua pontuação, que são: idade, uma oferta de emprego de um empregador canadense, a sua adaptabilidade ao país e a comprovação de que você tem condições financeiras de permanecer no país até dar início às suas atividades profissionais.
COMO EU POSSO APLICAR?
Para aplicar para o Express Entry, você deverá completar um application online incluindo os seus dados pessoais e profissionais, além das suas habilidades e experiências na área em que você está aplicando.
Após isso, você será encaminhado (a) para o que o governo canadense chama de “Pool”, uma espécie de piscina onde o seu perfil aguarda para ser chamado junto ao perfil de todos os outros candidatos.
As suas características, habilidades e experiências fazem parte de uma grade de pontos. Quanto mais pontos, maiores serão as suas chances de atingir a nota de corte para receber o convite, que é enviado a cada duas semanas para todos os candidatos que atingem a nota mínima exigida.
A pontuação para os três programas do Express Entry pode chegar a 1.200, porém, a média de corte pode variar de acordo com os interesses do governo canadense e podem mudar de acordo com o período em que você vai aplicar.
Quer saber mais sobre os nossos programas e como tornar esse sonho de viver no Canadá realidade? Agende a sua consultoria online e vamos te ajudar com tudo!
LEIA TAMBÉM:

“Sempre sonhei em conhecer Toronto… e que cidade maravilhosa!”
“O intercâmbio contribuiu imensamente para a minha vida. No lado pessoal, me tornei mais independente, mais confiante. No lado profissional, meu inglês evoluiu bastante e agora posso dizer que tenho uma experiência internacional no currículo.”

“Conhecer o Canadá foi uma experiência única”
“Se eu pudesse dar um conselho para quem tá pensando em fazer intercâmbio, seria: vai! A gente tem medo — de ficar sozinho, de sentir saudade, de não se adaptar — mas tem que ir mesmo assim. No fim, tudo flui. Você faz amigos, cria memórias incríveis e vive uma experiência que transforma sua vida.”

“Foi incrível conhecer o Canadá e explorar novas culturas”
“Sempre tive vontade de conhecer o Canadá, então poder passar dois meses lá foi incrível! Foi excelente para explorar tudo o que eu queria em Toronto e ainda conhecer algumas cidades francesas do Canadá. Esse foi o meu primeiro intercâmbio e, desde pequeno, sonhava em ter essa experiência — tanto de estudar quanto de morar em outro país.”

“Estou vivendo experiências que no Brasil eu nunca tinha vivido”
Fazer meu primeiro intercâmbio aqui no Canadá tem sido uma experiência que eu nunca imaginei viver. Estudar em Vancouver está sendo muito bom. Conheci pessoas incríveis e estou vivendo situações que, no Brasil, jamais teria experimentado

Canadá: profissões em alta para você investir e conquistar a Residência Permanente
Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.

“Foi surreal ver de perto lugares que só conhecia dos filmes e livros”
Conhecer Paris foi simplesmente indescritível. A cidade tem uma atmosfera única, com arquitetura impressionante e ruas charmosas que parecem ter saído de um filme de época. Visitar o Louvre, a Torre Eiffel e outros pontos icônicos foi emocionante, pois passei a vida vendo esses lugares em filmes e séries. Finalmente estar ali, vivendo essa experiência, foi surreal.