Orçamento Rápido

Canadá aumenta meta para receber 432 mil novos imigrantes em 2022

Até 2024, o país deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto e que deve beneficiar muitos estudantes

 

O governo canadense anunciou, na última segunda-feira, 14, o Plano de Níveis de Imigração 2022-2024 e provou, mais uma vez, que o país está aberto a novos imigrantes que querem se qualificar e contribuir com a economia do país. De acordo com o novo plano, o número de novos imigrantes que devem receber a Residência Permanente este ano, será de 432 mil, ao invés do plano inicial de 411 mil. 


Nos próximos três anos, o Canadá terá como alvo receber  431.645 residentes permanentes em 2022, 447.055 residentes permanentes em 2023 e 451.000 residentes permanentes em 2024. 

 

Em comunicado ao CIC News , o ministro da Imigração, Sean Fraser, explicou que o plano de níveis é um equilíbrio entre as necessidades do Canadá e as obrigações internacionais, já que se concentra em atrair trabalhadores qualificados que contribuirão para a economia do Canadá e enfrentarão a escassez de mão de obra. “Nosso foco permanece em apoiar nosso ressurgimento econômico por meio de uma maior retenção de recém-chegados em regiões com desafios econômicos, trabalhistas e demográficos reais. Estou orgulhoso do que o Canadá alcançou até agora e quero esperar para ver como os recém-chegados continuarão a fazer do Canadá um destino de primeira escolha.”, destacou o ministro. 

 

Este ano, cerca de 56% dos novos imigrantes devem chegar por meio de vias de classe econômica, como o Express Entry, o Provincial Nominee Program (PNP) e o fluxo de Residência Temporária para Permanente (TR2PR).  

 

O Provincial Nominee Program (PNP) será o principal programa de admissão para imigrantes de classe econômica por meio do IRCC, cerca de 83.500 recém-chegados através só em 2022. O IRCC cortou as admissões do Express Entry pela metade para este ano, mas pretende voltar ao normal Níveis de admissão do Express Entry até 2024, quando visa a chegada de 111.500 imigrantes do Express Entry na época.

 

Enquanto isso, os sorteios do Express Entry continuam quinzenalmente e o IRCC está processando os pedidos do Express Entry. Além disso, a maioria das províncias e territórios do Canadá opera o PNP e os convites do PNP estão em andamento desde o início da pandemia.

 

A classe familiar compreenderá 24% das metas de admissões em 2022, com 80.000 no Programa de Cônjuges, Parceiros e Filhos e 25.000 no Programa de Pais e Avós (PGP). O IRCC aumentou ligeiramente sua meta de admissões no PGP, em 1.500 vagas adicionais, em comparação com seu plano anterior.

 

PLANO NÍVEIS DE IMIGRAÇÃO

Segundo a Lei de Proteção à Imigração e Refugiados (IRPA), o governo canadense deve anunciar seu plano de imigração até 1º de novembro de cada ano, quando o Parlamento estiver em sessão. No entanto, um anúncio do plano de níveis não ocorreu no ano passado devido às eleições do governo canadense em setembro. 

 

O plano de níveis orienta o sistema de imigração do Canadá e define o número de imigrantes que o país deverá receber em seus vários programas federais, provinciais e territoriais. A Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e as províncias e territórios ajustam suas operações com base no plano para garantir que sejam capazes de atrair, estabelecer, integrar e reter os níveis desejados de recém-chegados que devem chegar.

 

Até 2015, o Canadá recebia cerca de 250 mil imigrantes por ano. Em 2016, anunciou uma nova meta básica de 300 mil recém-chegados anualmente. Antes da pandemia , a meta era de cerca de 340 mil  imigrantes por ano, mas a imigração caiu para menos de 200 mil em 2020 devido à pandemia.

 

O governo canadense fez o anúncio surpresa em outubro de 2020 de que receberia mais de 400 mil imigrantes anualmente para ajudar a apoiar sua recuperação econômica pós-COVID. Isso representa os alvos mais altos da história canadense. Em 2021, o Canadá quebrou seu recorde de recém-chegados ao desembarcar 405 mil novos residentes permanentes , principalmente ao fazer a transição daqueles dentro do país para residência permanente. Antes da pandemia, a maioria dos novos imigrantes chegava ao Canadá do exterior.

 

O Canadá visa altos níveis de recém-chegados para apoiar sua economia e situação fiscal. Devido ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade, o país precisa de níveis mais altos de imigração para sustentar sua população , força de trabalho e crescimento econômico, bem como ter trabalhadores suficientes para pagar os impostos necessários para apoiar serviços sociais importantes, como assistência médica e educação.

LEIA TAMBÉM

Estude em uma dessas áreas e potencialize as suas chances de imigrar para o Canadá

Só em 2021, mais de 11 mil brasileiros receberem a Residência Permanente no país, número que deve crescer com a alta demanda por profissionais qualificados aliada ao novo Plano de Níveis de Imigração. Até 2024, o Canadá deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto em relação aos anos anteriores, que vai beneficiar muitos estudantes que se formam em Colleges e poderão preencher as lacunas deixadas no mercado de trabalho.

Read More »

 “No intercâmbio vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida!”

O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.

Read More »