23

Canadá aumenta meta para receber 432 mil novos imigrantes em 2022

Até 2024, o país deverá receber 451 mil novos imigrantes, um plano ainda mais alto e que deve beneficiar muitos estudantes

 

O governo canadense anunciou, na última segunda-feira, 14, o Plano de Níveis de Imigração 2022-2024 e provou, mais uma vez, que o país está aberto a novos imigrantes que querem se qualificar e contribuir com a economia do país. De acordo com o novo plano, o número de novos imigrantes que devem receber a Residência Permanente este ano, será de 432 mil, ao invés do plano inicial de 411 mil. 


Nos próximos três anos, o Canadá terá como alvo receber  431.645 residentes permanentes em 2022, 447.055 residentes permanentes em 2023 e 451.000 residentes permanentes em 2024. 

 

Em comunicado ao CIC News , o ministro da Imigração, Sean Fraser, explicou que o plano de níveis é um equilíbrio entre as necessidades do Canadá e as obrigações internacionais, já que se concentra em atrair trabalhadores qualificados que contribuirão para a economia do Canadá e enfrentarão a escassez de mão de obra. “Nosso foco permanece em apoiar nosso ressurgimento econômico por meio de uma maior retenção de recém-chegados em regiões com desafios econômicos, trabalhistas e demográficos reais. Estou orgulhoso do que o Canadá alcançou até agora e quero esperar para ver como os recém-chegados continuarão a fazer do Canadá um destino de primeira escolha.”, destacou o ministro. 

 

Este ano, cerca de 56% dos novos imigrantes devem chegar por meio de vias de classe econômica, como o Express Entry, o Provincial Nominee Program (PNP) e o fluxo de Residência Temporária para Permanente (TR2PR).  

 

O Provincial Nominee Program (PNP) será o principal programa de admissão para imigrantes de classe econômica por meio do IRCC, cerca de 83.500 recém-chegados através só em 2022. O IRCC cortou as admissões do Express Entry pela metade para este ano, mas pretende voltar ao normal Níveis de admissão do Express Entry até 2024, quando visa a chegada de 111.500 imigrantes do Express Entry na época.

 

Enquanto isso, os sorteios do Express Entry continuam quinzenalmente e o IRCC está processando os pedidos do Express Entry. Além disso, a maioria das províncias e territórios do Canadá opera o PNP e os convites do PNP estão em andamento desde o início da pandemia.

 

A classe familiar compreenderá 24% das metas de admissões em 2022, com 80.000 no Programa de Cônjuges, Parceiros e Filhos e 25.000 no Programa de Pais e Avós (PGP). O IRCC aumentou ligeiramente sua meta de admissões no PGP, em 1.500 vagas adicionais, em comparação com seu plano anterior.

 

PLANO NÍVEIS DE IMIGRAÇÃO

Segundo a Lei de Proteção à Imigração e Refugiados (IRPA), o governo canadense deve anunciar seu plano de imigração até 1º de novembro de cada ano, quando o Parlamento estiver em sessão. No entanto, um anúncio do plano de níveis não ocorreu no ano passado devido às eleições do governo canadense em setembro. 

 

O plano de níveis orienta o sistema de imigração do Canadá e define o número de imigrantes que o país deverá receber em seus vários programas federais, provinciais e territoriais. A Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e as províncias e territórios ajustam suas operações com base no plano para garantir que sejam capazes de atrair, estabelecer, integrar e reter os níveis desejados de recém-chegados que devem chegar.

 

Até 2015, o Canadá recebia cerca de 250 mil imigrantes por ano. Em 2016, anunciou uma nova meta básica de 300 mil recém-chegados anualmente. Antes da pandemia , a meta era de cerca de 340 mil  imigrantes por ano, mas a imigração caiu para menos de 200 mil em 2020 devido à pandemia.

 

O governo canadense fez o anúncio surpresa em outubro de 2020 de que receberia mais de 400 mil imigrantes anualmente para ajudar a apoiar sua recuperação econômica pós-COVID. Isso representa os alvos mais altos da história canadense. Em 2021, o Canadá quebrou seu recorde de recém-chegados ao desembarcar 405 mil novos residentes permanentes , principalmente ao fazer a transição daqueles dentro do país para residência permanente. Antes da pandemia, a maioria dos novos imigrantes chegava ao Canadá do exterior.

 

O Canadá visa altos níveis de recém-chegados para apoiar sua economia e situação fiscal. Devido ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade, o país precisa de níveis mais altos de imigração para sustentar sua população , força de trabalho e crescimento econômico, bem como ter trabalhadores suficientes para pagar os impostos necessários para apoiar serviços sociais importantes, como assistência médica e educação.

LEIA TAMBÉM

Estudo e trabalho na Irlanda: oportunidades incríveis para brasileiros em 2025

Com uma taxa de emprego alta, salários competitivos e uma educação de qualidade, a Irlanda oferece a chance de mudar sua trajetória profissional e pessoal. A experiência de viver e trabalhar em um país como a Irlanda pode ser um divisor de águas para quem deseja se destacar no mercado de trabalho globalizado e abrir portas para novas oportunidades.

Read More »
Abrir Conversa no WhatsApp
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?