Estudar em áreas de alta demanda aumenta suas chances de conseguir uma Job Offer e trilhar um caminho de sucesso até a Residência Permanente.
Estudar, trabalhar e trilhar um caminho de imigração após os estudos foi sempre uma excelente opção para milhares de brasileiros que ainda não possuíam o perfil e a experiência de trabalho no Canadá para aplicar para um programa de imigração. Em 2021, mais de 157 mil estudantes internacionais conseguiram a Residência Permanente após os estudos. Em 2022, foram quase 95 mil, o segundo maior recorde de todos os tempos, o que comprova que o caminho estudo + trabalho abre muitas portas para um processo de imigração.
Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.
O país tem uma boa política de imigração, suas metas de imigração são altas para os próximos anos, e o fato de você ter uma formação em áreas de demanda no país, experiência de trabalho comprovada vão ser grandes diferenciais no seu processo.
Estudar e trabalhar vai te abrir portas no Canadá
Além do fato de que o Canadá conta com excelentes instituições de ensino, programas e opções para estudantes internacionais, o fato de você obter uma formação no país é um grande diferencial no seu currículo, não só no Brasil, com uma experiência internacional, mas também no Canadá, principalmente no momento de conseguir uma colocação de sucesso.
Apesar das mudanças anunciadas recentemente pelo governo canadense, estudar em uma instituição de ensino superior no Canadá vai te abrir muitas portas. Ao estudar em um College/Universidade, você tem a oportunidade de investir em áreas de demanda no país, ou seja, você vai estudar em áreas que precisam de profissionais e isso vai potencializar as suas chances de conseguir um trabalho.
Outro ponto é que você vai ter visto de trabalho legal enquanto estuda, e terá a oportunidade de atuar em empresas canadenses, conhecer o mercado de trabalho do país e aprender com profissionais da área não só durante o seu período de estudo, mas também durante o seu estágio, que, dependendo do programa, pode ser espelhado no período do curso, possibilitando, muitas vezes, um visto de trabalho de um ano.
Como já acontecia antes das mudanças, dependendo da província e tipo de programa e instituição que o aluno estuda, o cônjuge não tinha autorização de trabalho. Com isso, casais que desejam realizar o Plano Canadá juntos, contam com a opção dos dois estudarem em um College/Universidade no Canadá.
Mas e agora, terei que pagar dois programas de estudos para que meu cônjuge tenha visto de trabalho? Sim! Caso você opte por um programa em um College Privado, College Público em cursos que não sejam de mestrado e doutorado, para que os dois possam trabalhar de forma legal, ambos devem estar matriculados em um programa de estudo e trabalho.
Ou seja, as chances de um futuro processo de imigração no país agora são duplicadas: ambos estudaram em instituições de ensino, ambos investiram em áreas de alta demanda e ambos terão visto de trabalho legal enquanto estudam.
O ponto positivo dessa medida, além dos dois terem a chance de investir em áreas de demanda, de trabalhar e também aplicar para imigração, é que as instituições de ensino já oferecem promoções para casais e diversas opções e facilidades no pagamento. Será necessário apenas mudar um pouco o seu planejamento, mas não será necessário desistir do Plano Canadá.
Por isso, escolher a instituição certa torna-se crucial para aumentar as chances de aprovação. Instituições qualificadas e licenciadas garantem a emissão da Letter of Acceptance e dos documentos provinciais necessários para novas aplicações, que como vimos acima, não devem ser tão afetadas para estudantes brasileiros, que representam uma pequena parte das aplicações, se comparamos a países como Japão e ìndia, por exemplo.
Trilhe um caminho por meio do estudo e chegue no Canadá com visto de trabalho
O Canadá está experimentando um crescimento em setores-chave, incluindo hotelaria e turismo, tecnologia, saúde, construção, entre outros. Esses setores têm uma demanda constante por profissionais qualificados e talentosos. Ao ingressar em um College e obter uma formação em uma dessas áreas, você vai potencializar as suas chances de conseguir uma colocação na área e aumentar as suas chances de conseguir uma Job Offer e continuar o seu caminho rumo à Residência Permanente.
Outro grande diferencial de investir em uma formação no Canadá é o fato dos Colleges valorizarem a aprendizagem prática. Muitos, têm parcerias com empresas locais para oferecer estágio, o que significa que você terá a chance de adquirir experiência real no mercado de trabalho canadense enquanto ainda está estudando. Essas conexões podem ser cruciais para estabelecer sua carreira e construir uma rede profissional sólida no país.
Muitos programas de formação em colleges canadenses são elegíveis para programas de imigração, como o Express Entry e o Provincial Nominee Program (PNP). Ter uma educação canadense pode lhe dar pontos extras no processo de seleção desses programas, aumentando suas chances de receber uma oferta de residência permanente. Isso significa que seu investimento em educação pode se traduzir em segurança de longo prazo e a oportunidade de chamar o Canadá de lar permanentemente.
Por isso, mesmo diante de todas as mudanças, investir em um College canadense continua a ser uma excelente porta de entrada para um processo de imigração no paós. É muito mais do que apenas adquirir um diploma; é investir em seu futuro no Canadá. Com áreas em crescimento demandando talentos, conexões no mercado de trabalho local e a possibilidade de obter a residência permanente, a escolha de estudar em um College é estratégica e promissora.
Imigração após os estudos
Além de aprimorar suas habilidades e construir uma base sólida de conhecimentos, estudar em áreas de demanda no Canadá pode ser crucial para seus planos de imigração. Por serem focados em áreas de altíssima demanda, ao concluir um dos programas nas diversas áreas, você potencializa as chances de conseguir uma Job offer e trilhar o seu caminho de imigração no país.
Com um curso na área + experiência de trabalho por meio de um estágio + uma Job offer, você pode aplicar não só para o programa federal Express Entry, mas também para programas provinciais.
Planos de Níveis de Imigração 2024 - 2026
Além de sua beleza e segurança, o Canadá tem se destacado pela boa política de imigração, que busca suprir a crescente escassez de mão de obra qualificada.
Só este ano, o Canadá tem como meta admitir 485 novos imigrantes, o que demonstra que está de portas abertas para aqueles que deseja se qualificar e contribuir com a força de trabalho no país para trilhar um caminho de imigração.
O Canadá vive uma escassez de mão de obra qualificada, resultado do envelhecimento da força de trabalho no país. Segundo uma análise do Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA), em 2022, mais de 70 mil pessoas se aposentaram, um salto de 32% em relação ao ano anterior. Até 2030, cerca de nove milhões de canadenses devem atingir a idade de aposentadoria.
Por isso, os planos de imigração são vitais para a economia canadense, e o fato de você estudar, se profissionalizar e ter uma autorização legal de trabalho em uma área de demanda pode abrir muitas portas para um futuro processo de imigração.
Serão cerca de 500 mil imigrantes por ano
Imigrantes de classe econômica – Este ano, o país planeja receber cerca de 281.135 imigrantes da classe econômica.
Até 2026, o número aumentará para 301.250 imigrantes, ou seja, 60% da meta anual.
Express Entry – A meta do Express Entry para este ano é de 110.700 admissões de Residentes Permanentes.
Em 2025 e 2026 o número aumentará para 117.500 novos imigrantes.
Programas provinciais – Este ano, os programas provinciais planejam receber 110.000 imigrantes.
Em 2025 e 2026, a meta é de 120.000 a cada ano.