Por Ana Giulia Balbino
“Fazer intercâmbio com certeza não é uma decisão fácil, tanto pela viabilidade, família, emprego e todas as outras vertentes que são importantes. No início, foi um choque devido à cultura e aos costumes, mas em pouco tempo já me senti parte daquilo.
O programa é uma transformação, uma reforma completa na sua autoconfiança, resiliência, capacidade de lidar com conflitos, agir diante de estresse, e tudo mais. Mas é nesse exato momento de fraqueza que começam a aparecer pessoas que, em pouco tempo, se tornam importantes na sua vida, na sua rotina e, principalmente, no seu processo, fazendo com que todas as dificuldades se tornem menores, pois você já não está mais sozinho.
Eu decidi estudar fora para melhorar o meu inglês, uma vez que é muito necessário na minha área. Foi o meu primeiro intercâmbio e com a experiência me tornei, com certeza, uma pessoa muito mais resiliente e independente. As pessoas no Canadá são extremamente educadas e gentis. Eu fiz amigos que vou levar para a vida toda, vivi a experiência mais louca, desafiadora e incrível da minha vida.
A todos os meus amigos, desejo toda a sorte e sucesso que o mundo pode proporcionar. À minha Host Family, eu não tenho nem palavras para agradecer o carinho, cuidado e afeto. À ILAC (escola que estudei), meu Deus, que escola, organização, preparo, atenção com os alunos, professores que nos deixam sem palavras e com vontade de assistir às aulas, com certeza seria a minha definição. E a Lions, muito obrigada pelo cuidado e atenção durante esse processo e por tornar esse sonho possível!
O intercâmbio é uma experiência que todos deveriam viver e ter essa sensação pelo menos uma vez. Se você sonha em fazer um intercâmbio, se programe com bastante antecedência, pesquise pelos pontos turísticos que tem na cidade e pense em um roteiro para seguir, dessa forma, vai conseguir ver tudo.”
LEIA TAMBÉM:

“Sempre sonhei em conhecer Toronto… e que cidade maravilhosa!”
“O intercâmbio contribuiu imensamente para a minha vida. No lado pessoal, me tornei mais independente, mais confiante. No lado profissional, meu inglês evoluiu bastante e agora posso dizer que tenho uma experiência internacional no currículo.”

“Conhecer o Canadá foi uma experiência única”
“Se eu pudesse dar um conselho para quem tá pensando em fazer intercâmbio, seria: vai! A gente tem medo — de ficar sozinho, de sentir saudade, de não se adaptar — mas tem que ir mesmo assim. No fim, tudo flui. Você faz amigos, cria memórias incríveis e vive uma experiência que transforma sua vida.”

“Foi incrível conhecer o Canadá e explorar novas culturas”
“Sempre tive vontade de conhecer o Canadá, então poder passar dois meses lá foi incrível! Foi excelente para explorar tudo o que eu queria em Toronto e ainda conhecer algumas cidades francesas do Canadá. Esse foi o meu primeiro intercâmbio e, desde pequeno, sonhava em ter essa experiência — tanto de estudar quanto de morar em outro país.”

“Estou vivendo experiências que no Brasil eu nunca tinha vivido”
Fazer meu primeiro intercâmbio aqui no Canadá tem sido uma experiência que eu nunca imaginei viver. Estudar em Vancouver está sendo muito bom. Conheci pessoas incríveis e estou vivendo situações que, no Brasil, jamais teria experimentado

Canadá: profissões em alta para você investir e conquistar a Residência Permanente
Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.

“Foi surreal ver de perto lugares que só conhecia dos filmes e livros”
Conhecer Paris foi simplesmente indescritível. A cidade tem uma atmosfera única, com arquitetura impressionante e ruas charmosas que parecem ter saído de um filme de época. Visitar o Louvre, a Torre Eiffel e outros pontos icônicos foi emocionante, pois passei a vida vendo esses lugares em filmes e séries. Finalmente estar ali, vivendo essa experiência, foi surreal.