Segundo a Statistics Canada, número de vagas de emprego aumento 72% no país em comparação ao mesmo período de 2019
Segundo dados do Statistics Canada, embora os meses de dezembro e janeiro tenham registrado uma queda em relação à alta histórica em setembro, o número de vagas disponíveis permaneceu 72% acima do quarto trimestre de 2019.
Os dados revelaram ainda que a taxa de vacância de emprego, responsável por medir as vagas disponíveis como proporção de todos os cargos e vagas preenchidos, foi de 5,1% em novembro, um aumento de 2,1 pontos percentuais em relação ao período anterior à pandemia.
O recorde de 51,5 mil vagas foi registrado nas áreas de transporte e armazenagem. Outros setores econômicos importantes afetados pela alta oferta de empregos são serviços de hospedagem e alimentação, saúde e construção.
As 912.600 vagas de emprego no terceiro trimestre de 2021 foram 62,1% maiores (349.700 empregos a mais) do que no terceiro trimestre de 2019. Proporcionalmente, o maior aumento nas vagas de emprego ocorreu em Saskatchewan, seguido por Quebec e Ontário.
A forma que os empregadores encontraram para lidar com as vagas de emprego é oferecer salários mais altos. Segundo o Statistics Canada, o recorde de vagas de emprego aumentou a atenção sobre o grau em que a escassez de mão de obra pode contribuir para a pressão ascendente sobre os salários.
Entre o terceiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2021, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), usado para medir a inflação no Canadá, aumentou 4,3%. O crescimento salarial superou o crescimento do IPC em 155 das 373 ocupações para as quais dados salariais estavam disponíveis no período de comparação. Os maiores aumentos nas vagas de emprego incluíram ajudantes e trabalhadores da construção civil, cozinheiros, vendedores de varejo e auxiliares de enfermagem, e assistentes de atendimento ao paciente.
O salário médio oferecido para essas ocupações aumentou 9,7% e o salário médio por hora para todos os funcionários nessas ocupações aumentou 8,4%.
COMO TRABALHAR DE FORMA LEGAL NO CANADÁ?
Para que você possa trabalhar de forma legal no Canadá, você precisa de uma autorização de trabalho, que pode ser concedida por meio de um visto de estudo e trabalho em um College que ofereça a opção, ou, se estiver indo como cônjuge de um estudante matriculado em um College que permita o Open Work Visa.
Se optar por estudar em um College Público ou Universidade, você tem direito a estudar e trabalhar por meio período de forma legal. Além de poder levar o cônjuge, que pode estudar em período integral enquanto você estuda.
Após a conclusão do seu curso, você pode solicitar o PGWP – Post Graduate Work Permit (que é um visto de trabalho que te permite trabalhar por até mais 3 anos no país após concluir o seu curso), dependendo do período do seu curso. Lembrando que durante o seu PGWP, o seu cônjuge também pode permanecer no país trabalhando.
Um outro ponto positivo é que, caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College Público pode te ajudar a pontuar mais em dois requisitos: educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo PGWP.
Uma outra opção para quem deseja estudar e ter a autorização de trabalho, mas não quer investir em uma universidade ou College Público (que, por muitas vezes, exigem um investimento financeiro maior), é matricular-se em um College privado, mas na província de Quebec.
Ao estudar em um College Privado na província, você garante todos os direitos de um College Público, como a autorização de trabalhar enquanto estuda, de levar o cônjuge (que poderá trabalhar em período integral enquanto você estuda), além de aplicar para o PGWP, que vai te permitir continuar no Canadá trabalhando em período integral após concluir os seus estudos no College.
E, assim como nos Colleges Públicos, caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, um College Privado em Quebec pode te ajudar a pontuar mais, isso porque além de ter tido experiência de trabalho por meio do PGWP e ter estudado em uma instituição de ensino reconhecida, a província necessita de mão de obra qualificada e aplicar para os programas de imigração é ainda mais fácil.
COMO POSSO DAR O PRIMEIRO PASSO?
Existem muitos caminhos de imigração e opções para quem deseja estudar e trabalhar no país e um dos nossos consultores especialistas pode te ajudar a entender todas as opções e encontrar o melhor caminho para você.
LEIA TAMBÉM:

“Conhecer o Canadá foi uma experiência única”
“Se eu pudesse dar um conselho para quem tá pensando em fazer intercâmbio, seria: vai! A gente tem medo — de ficar sozinho, de sentir saudade, de não se adaptar — mas tem que ir mesmo assim. No fim, tudo flui. Você faz amigos, cria memórias incríveis e vive uma experiência que transforma sua vida.”

“Foi incrível conhecer o Canadá e explorar novas culturas”
“Sempre tive vontade de conhecer o Canadá, então poder passar dois meses lá foi incrível! Foi excelente para explorar tudo o que eu queria em Toronto e ainda conhecer algumas cidades francesas do Canadá. Esse foi o meu primeiro intercâmbio e, desde pequeno, sonhava em ter essa experiência — tanto de estudar quanto de morar em outro país.”

“Estou vivendo experiências que no Brasil eu nunca tinha vivido”
Fazer meu primeiro intercâmbio aqui no Canadá tem sido uma experiência que eu nunca imaginei viver. Estudar em Vancouver está sendo muito bom. Conheci pessoas incríveis e estou vivendo situações que, no Brasil, jamais teria experimentado

Canadá: profissões em alta para você investir e conquistar a Residência Permanente
Um programa de estudo e trabalho no país vai te abrir muitas portas não só pelo fato de você estudar em uma instituição de ensino canadense, mas estudar em áreas de demanda, conseguir chances de uma colocação de sucesso, e principalmente, ter um visto de trabalho legal e somar experiência de trabalho qualificada, que é um grande divisor de águas em muitos, se não a maioria, dos processos de imigração no Canadá.

“Foi surreal ver de perto lugares que só conhecia dos filmes e livros”
Conhecer Paris foi simplesmente indescritível. A cidade tem uma atmosfera única, com arquitetura impressionante e ruas charmosas que parecem ter saído de um filme de época. Visitar o Louvre, a Torre Eiffel e outros pontos icônicos foi emocionante, pois passei a vida vendo esses lugares em filmes e séries. Finalmente estar ali, vivendo essa experiência, foi surreal.

“Fazer intercâmbio no Canadá foi uma experiência inesquecível”
O intercâmbio foi a realização de um sonho. Sempre quis estudar inglês fora, conhecer novos lugares, novas pessoas e me tornar uma pessoa mais confiante. Profissionalmente, essa experiência irá me abrir muitas portas, pois ao longo da minha carreira.