Orçamento Rápido

Universidade ou College no Canadá, qual a melhor opção para mim?

Fazer um curso superior no exterior é o sonho de muitos brasileiros, e se você está lendo esse Post, provavelmente é o seu também! Sabemos que esse é um assunto que causa muitas dúvidas, afinal, entre Colleges Públicos, Colleges Privados e Universidades, qual a melhor opção?!


Pensando nisso, decidimos reunir neste post todas as opções para que você possa analisar e decidir qual se encaixa às suas necessidades! O primeiro passo é entender o seu perfil e definir muito bem os seus objetivos para que você faça a melhor escolha e atinja todos os seus objetivos! 


A primeira coisa que você tem que ter em mente é que, além das Universidades, há também os Colleges, que podem ser públicos e privados, e vamos te explicar as diferenças entre eles, mas antes, vamos falar um pouco sobre o sistema educacional canadense?! 


Diferentemente de como funciona no Brasil, no Canadá os Colleges Públicos são pagos, eles até recebem subsídios do governo, mas eles ainda são pagos. Já os Colleges privados, como são de empresas privadas, são pagos, mas oferecem valores mais acessíveis em relação ao College Público. E há ainda as universidades, que também são públicas, e oferecem uma variedade de cursos. 

Mas, se os dois são pagos, como eu posso escolher a melhor opção para mim? A primeira coisa que você tem que ter em mente é que os cursos superiores no exterior funcionam de diferentes formas dos cursos superiores do Brasil, dependendo do curso que você vai fazer, se for uma área mais técnica, são recomendados os Colleges, já, se você pensa em traçar um caminho acadêmico, as universidades são a melhor opção.

COLLEGE PRIVADO

Estrutura – Possui uma infraestrutura mais simples, é menor em relação a um College Público.

Nível de Inglês – Geralmente os preços são mais acessíveis e não exige um nível tão avançado de Inglês. 

Cursos – Os Colleges Privados oferecem cursos Profissionalizantes (Certificados e Diplomas), que são equivalentes aos nossos cursos técnicos e tecnólogos aqui no Brasil. São, geralmente, cursos voltados às áreas e profissões que mais estão em alta no Canadá, com opções bem específicas, como Hospitalidade, Negócios e Tecnologia da Informação, por exemplo. 

Pré-requisitos – Para entrar em um College Privado, será analisado apenas o seu nível do idioma, você não precisa dar um histórico de toda a sua vida acadêmica no Brasil, diferentemente dos Colleges Públicos e Universidades. 

Procedimentos e Matrícula – O prazo de todo o processo é muito rápido, após fazer o teste de Inglês, atingindo a pontuação necessária, você já pode realizar a sua matrícula. Lembrando que você deverá fazer o pagamento total do curso antes do seu embarque.

Autorização de trabalho – Durante o seu período de estudos, você tem direito a trabalhar na sua área por até 20h semanais, além de ter o direito de trabalhar mais 20h semanais durante as suas férias em outras áreas, se desejar. 

Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, um College Privado pode te ajudar pelo fato de você já ter estudado e ter vivido e trabalhado por um período no país. Além de ser um primeiro passo para quem ainda não tem todo o investimento necessário ou o nível de Inglês necessário para um College Público ou Universidade. 

COLLEGE PÚBLICO

Estrutura- Já é uma instituição de ensino maior, com uma maior infraestrutura, muitas vezes possui campus universitários, bibliotecas e laboratórios, por exemplo. 

Nível de Inglês – Diferentemente dos Colleges Privados, os Públicos já exigem um nível mais avançado do idioma (que deve ser comprovado com uma prova de proficiência no idioma). 

Cursos – Eles oferecem tantos os cursos profissionalizantes (Certificado e Diploma), como os cursos de graduação e pós-graduação. 

Pré-requisitos – Para entrar em um College Público, além de provar proficiência no idioma, você deverá comprovar também outras características para ser aceito, como comprovar as suas notas do ensino médio ou uma graduação, que serão analisadas, além de uma carta de intenção explicando porque faz sentido que você realize o curso naquela determinada instituição.

Procedimentos e Matrícula – O prazo para o College Público já leva mais tempo em relação ao College Privado, já que você tem que fazer a sua aplicação, esperar ser aceito (a) e só então realizar a sua matrícula. Alguns Colleges Públicos podem oferecer um número específico de vagas para cada país, é preciso atentar-se quando for escolher e realizar a sua aplicação. 

Pagamento – Você realiza os pagamentos semestralmente. O primeiro semestre deverá ser pago antes do seu embarque e os demais semestres no destino. 

Autorização de trabalho – Após a conclusão de um curso em um College Público, você pode solicitar o PGWP – Post Graduate Work Permit (que é um visto de trabalho que te permite trabalhar por até mais 3 anos no país após concluir o seu curso). 

Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, o College Público pode te ajudar a pontuar mais em dois requisitos: educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo PGWP. 

Cônjuge e filhos – Durante o seu período de estudos o seu cônjuge pode trabalhar legalmente no país por período integral, além disso, caso você tenha filhos, eles podem estudar em instituições de ensino públicas do país gratuitamente. 

UNIVERSIDADE

Estrutura – Possui estruturas com bibliotecas, diversos campus.

Nível de Inglês – Exige níveis avançados de Inglês (que você deverá comprovar com provas de proficiência). 

Cursos – Oferece cursos de graduação- pós-graduação, além de Mestrado e Doutorado. 

Pré-requisitos – Além de comprovar proficiência no idioma por meio de testes específicos, de acordo com cada instituição, você deve provar que tem o perfil para estudar naquela instituição. Serão analisadas as suas notas e toda a sua vida acadêmica, além da sua carta de intenção de estudos na instituições. 

Procedimentos e Matrícula – O prazo para todo o processo de aplicação e aceitação em uma universidade leva mais tempo, já que você tem que fazer a sua aplicação, esperar ser aceito (a) e só então realizar a sua matrícula. Algumas universidades podem oferecer um número específico de vagas para cada país, é preciso atentar-se quando for escolher e realizar a sua aplicação.

Pagamento – Você realiza os pagamentos semestralmente. O primeiro semestre deverá ser pago antes do seu embarque e os demais semestres no destino. 

Imigração – Caso você tenha interesse em aplicar para um dos processos de imigração do país, a Universidade pode te ajudar a pontuar mais no requisito educação (por já ter tido experiência educacional em uma instituição de ensino reconhecida) e na experiência de trabalho – pelo PGWP.

Cônjuge e filhos – Durante o seu período de estudos o seu cônjuge pode trabalhar legalmente no país por período integral, além disso, caso você tenha filhos, eles podem estudar em instituições de ensino públicas do país gratuitamente.

Além de todas as diferenças que citamos acima, os valores de cada uma das instituições variam bastante. Um College Privado, por exemplo, pode custar em torno de 7 mil CAD por ano; um College Público pode custar a partir de 15 mil CAD; e uma universidade, a partir de 20 mil CAD.

Por isso é importante você definir bastante os seus objetivos, a quantia que quer investir e entender o que cada uma das instituições tem a te oferecer.

Sabemos que essa escolha não é fácil, por isso, que tal contar com a gente a encontrar a melhor instituição para você? 

Por meio da nossa Mentoria Universitária podemos te ajudar a entender o seu perfil e te indicar as melhores opções de acordo com os seus objetivos, além de realizarmos a aplicação nas instituições escolhidas. (Consulte valores com um consultor). 

Para acessar a nossa vídeo aula completa sobre as Universidade, College Público e College Privado clique aqui! 

Deixe seu Comentário